Novembro começa com mais Viva o Parque

30 de outubro de 2020 - 14:51 # # #

Ascom Sema - Texto e Fotos

Neste domingo (1/11), tem mais “Viva o Parque”. O projeto é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), acontece no Parque Estadual do Cocó, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e na Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. A programação gratuita traz diversão para toda a família, com muitas atividades de educação ambiental, lazer e esporte. Importante lembrar que em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento.

Para o Secretário Artur Bruno, o projeto propicia à população cearense, oportunidade de reaproximação coma natureza e reforça a importância das Unidades de Conservação (UCs) estaduais para a preservação da nossa biodiversidade. Entre as atrações da Viva o Parque estão apresentações culturais, apresentações circenses, jogos coletivos, oficinas de educação ambiental, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras infantis tradicionais como bola de gude, pipa e ciranda, trilhas guiadas, e ainda aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline e arvorismo.

O gestor do Parque Estadual do Cocó, Paulo Lira, destaca o arvorismo. “Voltado ao público mais radical, é um ponto forte das atividades esportivas aqui no Cocó e também acontece aos sábados”, informa. “Outra excelente opção é o passeio de barco pelo rio”, completa. Para saber mais acesse www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/. No Botânico, além da programação da Viva o Parque, na Sala Verde acontece a oficina de produção de mudas e compostagem. “Serão duas turmas, cada uma com dez alunos”, disse a bióloga, Roberta Miranda. “A sala verde é um espaço socioambiental para atuar como centro de informação, formação para a educação ambiental”, explica.

Na APA do Maranguapinho, facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada, vão coordenar as atividades. “Vai ter bola de gude, peão, pipa, elástico, corrida de saco com revezamento, bandeirinha e carimba”, conta o educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), Sérgio Mota. “Mas não vai ficar só nas brincadeiras, também serão realizadas oficinas de desenho e de construção de brinquedos e malabares com material reutilizado”, completou. A gestora, Izaura Lila, da ARIE do Curió, informa que por lá “vai rolar muita música” com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares e infantis.

Serviço

PROJETO VIVA O PARQUE (VOP)

Parque Estadual do Cocó
Dia: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.