Outubro Rosa: Pefoce realiza evento sobre prevenção e tratamento do câncer de mama

30 de outubro de 2020 - 17:10 # # #

Ascom Pefoce - Texto e Fotos

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) encerra o mês de outubro com uma palestra sobre prevenção e cuidados com o Câncer de Mama para suas servidoras e colaboradoras. O evento foi realizado na sede da Pefoce, na tarde dessa quinta-feira (29), e contou com a participação da médica mastologista, ginecologista e obstetra, Ana Flávia Vieira Damasceno, que deu dicas sobre a forma correta de fazer o autoexame nas mamas, além de qual período recomendado para se autoavaliar e em quais situações a mulher deve buscar ajuda médica.

O evento acontece anualmente na Pefoce e a cada ano o foco principal é esclarecer para as mulheres e os homens, que também podem ser acometidos pela doença nas mamas, sobre a prevenção e o diagnóstico precoce que resultam em um tratamento menos agressivo, possibilitando a cura com o tratamento adequado. Nesta edição, devido à pandemia, as vagas no auditório da sede da Pefoce foram limitadas e o evento foi transmitido por vídeo para as servidoras e colaboradoras em todos os sete núcleos da Pefoce espalhados no interior do Estado.

O evento teve a abertura com as falas de acolhimento e destaque para a importância do tema, pelo perito geral da Pefoce, Ricardo Macedo. Em seguida, as convidadas assistiram a um vídeo de empoderamento feminino, ressaltando a importância da vida delas. Após o acolhimento, a palestra principal iniciou com a médica convidada, Ana Flávia Damasceno, que é mastologista, ginecologista e obstetra. A palestra contou com explicação muito didática sobre a anatomia do seio feminino e como o câncer se desenvolve. A médica mastologista também demonstrou a forma correta de fazer a apalpação das mamas.

Dicas de prevenção

Entre as dicas desconhecidas por parte do público presente foi a da realização do autoexame que deve ser feito de sete a dez dias após o período menstrual, pois os seios sofrem alterações normais durante o período, o que pode causar dor e inchaço natural do período de menstruação. Ana Flávia Damasceno explicou que muitas mulheres que ainda estão em idade fértil (que menstruam) fazem a palpação das mamas no período errado ou que realizam o toque de forma superficial. “É necessário levar um dos braços até a nuca, e, com a outra mão, apalpar toda a mama e bem firme de forma a tentar perceber alguma alteração. Tocar de forma superficial não vai adiantar”, explicou.

Após a palestra da Dra. Ana Flávia, o evento teve continuidade com as médicas peritas legistas da instituição: Ana Leopoldina, supervisora do Núcleo de Atendimento Especial à Mulher, Criança e Adolescente (Namca), também é ginecologista, que salientou a importância da prevenção da doença com as servidoras. Ela falou sobre as ações juntos às vítimas atendidas pelo Namca. “O Namca e a Pefoce, de alguma forma, realizam práticas de bem-estar social para as mulheres. Esse cuidado que nós já temos, ano após ano, a direção da Pefoce vem ampliando, mesmo que a gente não faça a medicina assistencial, mas ajudamos a promover as garantias dos direitos das mulheres”, conta.

Também participaram as médicas peritas legistas, Roberta Pimenta, supervisora da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) e a perita geral adjunta da Pefoce, Verbena Matos, que fechou o evento destacando as políticas internas da instituição junto às mulheres servidoras. “Nosso desejo é que esse encontro ocorra sempre, pela importância do tema. E que as mulheres sempre tirem um momento para cuidar de si, do corpo e da saúde sempre”, destacou. Ao final do evento, as convidadas receberam mimos com mensagens lembretes sobre o autoexame e frases de empoderamento.