Museu de Paleontologia da Urca reabre com público reduzido e critérios de prevenção à Covid-19

5 de novembro de 2020 - 14:15 # # # # # # #

Ascom Urca

O Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Santana do Cariri, irá reabrir as portas para visitação, seguindo critérios estabelecidos de prevenção à Covid – 19. A reabertura acontece a partir da próxima terça-feira, 10 de novembro, das 9h às 16h. Desde março deste ano o Museu estava fechado para visitação, em virtude do quadro de pandemia.

Segundo a direção do Museu, serão retomadas todas as atividades, mas com capacidade reduzida. A visita científica para pesquisadores é permitida, mediante agendamento. O alojamento poderá ser utilizado com menor número de pessoas e oficinas. Os treinamentos também funcionarão de acordo com protocolos de prevenção da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para o diretor do Museu, Professor Dr Alysson Pinheiro, a reabertura é um momento especial, já que o espaço só faz sentido se interagir e dialogar com o seu público. “Para que a gente tenha o museu vivo, ativo, promovendo a educação ambiental, lazer e desenvolvimento, estamos readequando e vamos receber o nosso público”, diz ele, ao destacar que as expectativas são altas para a recepção das pessoas. Com isso, segundo ele, será uma grande alegria podermos dar um passo a mais, mesmo diante de uma crise que ainda persiste, mas que diante disso, serão adotados os devidos cuidados.

O Museu é um dos mais importantes do País, relacionados ao acervo fossilífero do período Cretáceo. São mais de 10 mil fósseis com reserva técnica, destinados ao estudo científico, destacando importantes e raros materiais de diversas formações. A cada ano, a visitação aumenta e para isso o local passou por várias reformas e adequações, no intuito de melhor atender ao público, além de modernização, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, o geoturismo, e o desenvolvimento econômico de Santana do Cariri e região, no fortalecimento do turismo científico.

Regras de funcionamento

1- Uso obrigatório de máscara em todo o percurso

2 – Uso do álcool em gel na entrada e na saída

3 – Não tocar nas peças em exposição

4 – Será permitida a entrada de dois grupos (5 pessoas cada) por vez para a visita

5 – Todas as visitas deverão ser agendada pelo nosso WhatsApp pelo número – (88) 3545 1206

6 – Manter distância mínima de 2m por pessoa seguindo os protocolos de saúde.

7 – Fazer o percurso somente com acompanhamento de guia