Sema vai realizar blitze durante o Viva o Parque

5 de novembro de 2020 - 17:25 # # # #

Ascom Sema

Neste domingo (8), a programação gratuita do programa Viva o Parque acontece, como de costume, nas unidades de conservação (UCs), Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia. Tem diversão para toda a família, com muitas atividades de educação ambiental, lazer e esporte.

Importante lembrar que em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), junto com policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), realizará blitze no final de semana, principalmente nos horários de pico, sábado à tarde e domingo pela manhã. Haverá educadores ambientais aferindo a temperatura, além de pontos de aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras.

O projeto é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), e propicia à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação.

De acordo com o titular da Sema, Artur Bruno, a programação é diversificada e voltada para todas as idades. “Porém, a realização de eventos que gerem aglomerações, que atraem muitos visitantes às UCS, não serão permitidos, devido à pandemia”, disse.

Dentre as atividades do projeto, destacam-se: aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais como pipa, bola de gude, ciranda, sem contar os passeios nas trilhas. “No Cocó, o arvorismo com 10 estações de e voltado ao público mais radical, é um ponto forte das atrações”, disse Paulo Lira, gestor da UC. Outra excelente opção é o passeio de barco pelo rio. Para saber mais sobre o passeio acesse www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/.

No Botânico, em paralelo ao Viva o Parque, os frequentadores podem visitar o Orquidário e o Meliponário, além de participar de oficinas, que sempre acontecem na Sala Verde, um espaço socioambiental para atuar como centro de informação e formação ambiental. “Devido às restrições decorrentes da pandemia do coronavírus, não estão autorizadas as atividades de massoterapia, pintura facial, trilha guiada e nem o funcionamento do pedalinho no lago”, informa o gestor George Feijão.

Facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades na APA do Maranguapinho. “Vai ter bola de gude, peão, pipa, elástico, corrida de saco com revezamento, bandeirinha e carimba”, conta o educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), Sérgio Mota. “Mas não vai ficar só nas brincadeiras, também serão realizadas oficinas de desenho e de construção de brinquedos e malabares com material reutilizado”, completou. Já na ARIE do Curió, vai rolar muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

Serviço:

PROJETO VIVA O PARQUE (VOP)

Parque Estadual do Cocó
Data: Todos os domingos
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico

Data: Todos os domingos
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Data: Todos os domingos
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.