Íris e TCE firmam parceria em evento sobre “Inovação Jurídica e Linguagem Simples”

6 de novembro de 2020 - 15:21 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

O Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e o LIC | Laboratório de Inovação em Controle do Tribunal de Contas do Estado (TCE) celebraram parceria em evento sobre “Inovação Jurídica e Linguagem Simples”. A parceria, entre Casa Civil e Tribunal de Contas do Ceará, foi firmada com a assinatura do primeiro termo de cooperação com aplicação da técnica de Linguagem Simples do Governo do Ceará.

Durante a abertura do evento, Paulo Alcântara, coordenador do LIC, e Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris, reforçaram a importância desse momento. Paulo destaca ser uma parceria relevante, por trabalhar Linguagem Simples e Inovação Jurídica, por exemplo, nos documentos da gestão pública. E Jessika Moreira reforça ser esse “um marco para celebrar a cooperação entre os órgãos e o avanço da transformação digital no Ceará”.

Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do Íris, ressaltou que é papel do laboratório disseminar a pauta da Inovação Jurídica no estado. “O direito precisa ser uma ferramenta para incluir o(a) cidadão(ã), por isso a gente busca inovar e trazer a pauta da Inovação Jurídica sobre algumas bases: utilização de Linguagem Simples, Direito Visual, técnicas de contratação de inovação, utilização de metodologias ágeis e uso de tecnologia para modernizar e gerar eficiência na gestão jurídica”.

A coordenadora do Projeto de Linguagem Simples do Íris, Isabel Ferreira Lima, reforça o papel da Linguagem Simples de facilitar a compreensão das mensagens. “A gente precisa partir das necessidades dos cidadãos para organizar nossa comunicação em torno disso”.

Sobre o Íris

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.

Assista o evento em: https://youtu.be/3nnM_MssEs