Projeto de artesanato da Cagece ganha autonomia para funcionar por autogestão

6 de novembro de 2020 - 10:09 # # # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) certificou, em outubro, o grupo produtivo “Fazendo Arte”, nascido do projeto “Reciclocidades”. Isso significa que o grupo obteve resultados tão satisfatórios a ponto de atingir a autogestão, dando continuidade às atividades por meio da autogestão, de forma segura e sustentável. O projeto funciona atualmente na Casa Brasil, equipamento da Prefeitura Municipal de Fortaleza, localizado no bairro Vila União.

O “Fazendo Arte” é um programa social composto por 12 mulheres da comunidade, capacitadas durante os últimos quatro anos para produzir peças artesanais comercializáveis, gerando renda para as participantes. Dentre as peças confeccionadas pelo grupo, estão bolsas, sacolas de viagem, necessaires, porta celular, protetor de porta e organizadores diversos. Este é o 15º grupo certificado pela Cagece desde 2011, somando cerca de 190 pessoas beneficiadas com as oficinas teórico-práticas do “Reciclocidades”.

De acordo com a coordenadora de Responsabilidade Social da companhia, Samara Silveira, ao longo dos nove anos de atuação do Programa “Reciclocidades” é possível perceber impactos positivos que vão além da geração de renda para as famílias. “Especificamente no grupo Fazendo Arte, as participantes destacaram a conscientização ambiental para a reciclagem de resíduos que seriam descartados ao meio ambiente de forma incorreta. Além disso, a contribuição para o fortalecimento comunitário é bastante intenso, tendo em vista que, apesar de habitarem no mesmo bairro, elas não se conheciam e passaram a se apoiar mutuamente em outras dimensões das suas vidas”, destacou.

Além das oficinas de reciclagem, são realizadas palestras socioeducativas ministradas pelas técnicas sociais do projeto, que trabalham temas voltados para autoestima, motivação, integração, relacionamento interpessoal, empreendedorismo, entre outros. Os grupos produtivos recebem acompanhamento mensal até chegar o período da certificação. No entanto, mesmo após a certificação, a empresa continua apoiando as artesãs e monitorando as atividades.

Para Onilde Brígido, integrante da comunidade, participar do grupo “Fazendo Arte” é uma terapia excelente. “Além de aprender a confeccionar artesanatos maravilhosos com materiais que iriam para o lixo, eu aprendi a costurar, a fazer moldes e a cortar os tecidos para as outras meninas costurarem. Faço porta-moedas, necessaire para pendrive e outras peças. Ganhei um novo ofício e ainda ganho uma renda extra pra ajudar nas despesas de casa, sem falar do benefício de ter conhecido pessoas maravilhosas como as profissionais da Cagece e as colegas da comunidade”, disse.