Adagri volta a fiscalizar eventos agropecuários

11 de novembro de 2020 - 14:22 # #

Julyana Silveira - Ascom Adagri

Com a liberação do Governo do Ceará para a realização de eventos agropecuários a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), retomou às atividades de fiscalização. Nos últimos 15 dias ocorreram duas vaquejadas, respectivamente nas Regiões do Sertão Central e Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde a Agência realizou o trabalho de fiscalização.

“Dentre as atividades executadas pelos servidores da Adagri, destaca-se o acompanhamento das atividades do médico-veterinário que é o responsável técnico pelo evento. O profissional analisa os aspectos sanitários dos animais participantes e verifica a documentação zoossanitária obrigatória dos animais que participam desses eventos”, explica o fiscal agropecuário da Adagri, Jarier Oliveira.

Conforme o Decreto Nº33.756, de 03 de outubro de 2020, o município de Fortaleza e os 43 municípios que compõe a Região de Saúde de Fortaleza estão aptos a realizarem eventos esportivos em ambientes abertos. Os municípios integrantes das Regiões de Saúde 3 (Litoral Leste/Jaguaribe), 4 (Sertão Central) e 5 (Norte), conforme orientações dispostas no Decreto 33.737, de 12 de setembro de 2020, também estão liberados. Lembrando que em todos é vedada a participação de público e exige um número limitado de praticantes.

Para a realização dos eventos agropecuários é obrigatório que o organizador faça a solicitação prévia junto a Adagri. O requerimento está disponível no site da Agência, no link: https://sida.adagri.ce.gov.br/eventos/evento-iframe. Ele deve ser enviado no mínimo 15 dias antes da realização do mesmo.

Vale lembrar que os eventos agropecuários irregulares devem ser comunicados a Adagri, através do número disponibilizado para denúncias: (85) 98878.8798

Clique aqui e confira os municípios que formam cada Região de Saúde.