Médico perito legista da Pefoce lança livro sobre Medicina Legal

11 de novembro de 2020 - 17:28 # # #

Ascom SSPDS

O médico perito legista da Coordenadoria de Medicina Legal (Comel) da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Ivon Teixeira, publicou um livro sobre medicina legal e realizou a doação de obras para o Centro de Estudos Professor José Carlos Ribeiro, pertencente à instituição cearense. O livro: “Manual Prático de Medicina Legal” foi escrito pelo profissional e por duas alunas. A publicação conta com linguagem direta, ilustrações e exercícios voltados para o público acadêmico.

De acordo com Ivon Teixeira, que além de médico perito legista também é professor universitário, a ideia de escrever o livro surgiu em sala de aula, quando seus alunos do curso de Medicina pediam um material mais direto que tirasse as dúvidas de forma mais rápida. “Tivemos a ideia de fazer o livro com a abordagem prática dos temas mais importantes da medicina legal, visando suprir uma carência em relação aos estudantes do curso de Medicina e de Direito, para uma abordagem mais objetiva”, explicou.

Escrito em parceria com as alunas Vanessa Martins Alves e Isabel Gaspar Monte, ambas cursando o último ano de Medicina, e com outros oito alunos que colaboraram para a obra, Ivon Teixeira conta que os capítulos do livro são sucintos e que apresentam um pequeno desafio com perguntas e respostas sobre os temas abordados para melhorar a compreensão do assunto. O professor é médico perito legista há 14 anos na Pefoce e leciona há 10 anos em cursos de graduação e pós-graduação de Direito e Medicina. O servidor da Pefoce é médico há 30 anos com mestrado em Biotecnologia e já possui um livro publicado sobre urologia.

Sorteio

Alunos e alunas dos cursos de Medicina, Direito, áreas correlacionadas, profissionais ou admiradores da Medicina Legal podem conseguir um exemplar do livro “Manual Prático de Medicina Legal” participando de um sorteio que ocorrerá no instagram da Pefoce. A imagem oficial do sorteio e as regras para os participantes serão divulgadas no perfil da Pefoce no instagram @pefoceoficial, na próxima semana.