Dragão do Mar celebra Dia da Consciência Negra com ampla programação virtual protagonizada por artistas pretos cearenses

13 de novembro de 2020 - 16:35 # # # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - Texto
Gabi Gomes, Luiza Nobel, Cacheado Braga - Fotos

Entre 16 e 30 de novembro, apresentações artísticas de linguagens diversas serão exibidas no canal do Centro Dragão do Mar no YouTube

Em celebração ao Dia da Consciência Negra, efeméride do dia 20 de novembro, o Centro Dragão do Mar traz uma ampla e diversificada programação, com ações virtuais protagonizadas por artistas pretos do Ceará. Com programações oriundas do Conecta SET, projeto da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar com apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, e da convocatória Arte em Rede, iniciativa da Secult-CE junto à sua Rede de Equipamentos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura trará, entre 16 e 30 de novembro, apresentações de música, teatro, literatura, dança e performance. As ações serão exibidas no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro).

Abrindo a programação, na próxima segunda-feira (16), às 19h, Yasmin Elica inicia uma série de apresentações do projeto “Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense”, originadas a partir de sua pesquisa sobre a cena teatral na capital alencarina, lançada em outubro via convocatória Arte em Rede. A atriz e pesquisadora também lançará vídeo de pesquisa-aula no dia 23, seguida de apresentação ao vivo no dia 30 de novembro, também às 19h. 

Na quarta-feira (18), às 19h, o Cangaias Coletivo Teatral inicia a programação do Conecta SET em alusão ao Dia da Consciência Negra, apresentando o “Na Colônia Penal”, espetáculo inspirado na obra de Franz Kafka, apresentado em 2016 e agora adaptado para o formato virtual. O trabalho traz à tona questões em torno de temas contemporâneos como direitos humanos, autoritarismo, leis e ideais de justiça retrógrados.

Na quinta-feira (19), às 19h, a Cia. Balé Baião apresentará o espetáculo “Assentamentos Pretxs”. Atravessados pelas danças afrodiaspóricas, indígenas e periféricas presentes nos interiores e capital cearense, expressões de resistência e afirmação das corporeidades negras, o coletivo exibirá um ritual dançante que integra dança, poesia, canto e manifesto numa gira multiAncestral onde “assentam” os desejos comuns que mobilizam a luta contra o racismo e o fascismo. 

Na sexta-feira (20), no mesmo horário, a poeta Bicha Poética realizará a II Edição do Sarau da Bicha, que além de um pocket show de poemas autorais, traz recital de poemas e falas sobre negritude de poetas convidados pela MC. 

No sábado (21), às 17h, a dupla Mumu e Omar apresenta o musical “Maré Cheia”. Entre a música e a performance, acompanhada de Omar, Mumu interpreta canções que remetem a uma maré de música preta sentimental. 

No domingo (22), também às 17h, a cantora, atriz, compositora e arranjadora musical  Luiza Nobel apresenta o show “PretaPunk” acústico.  A partir da experimentação de uma musicalidade singular, resgatando uma negritude latino-americana, sobretudo brasileira e cearense, a artista faz neste projeto uma construção dramatúrgica das vivências e urgências pessoais, como a aceitação do corpo, relações amorosas e suas reflexões enquanto mulher preta. Além de músicas autorais, a artista interpreta compositores cearenses negros. 

No dia 25 de novembro, às 19h, o Grupo Ânima apresenta “Contemplar o Vazio”, peça que combina teatro de sombras contemporâneo e teatro de objetos, baseada livremente no conto “Tigrela”, de Lygia Fagundes Telles. A proposta reflete o atual contexto global, que mudou drasticamente os modos de viver e conviver, causando impactos profundos na subjetividade das pessoas em isolamento. Extravasar para não sucumbir ao medo, ficcionalizar outros de si para seguir existindo é do que trata a videoexperiência.

Programação

16 de novembro

Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense 

Yasmin Elica

Horário: 19h

Duração: 30 min.

Classificação etária: 14 anos

 

18 de novembro

Na Colônia Penal 

Cangaias Coletivo Teatral

Horário: 19h

Duração: 26 min.

Classificação etária: 14 anos

 

19 de novembro

Assentamentos Pretxs

Cia. Balé Baião

Horário: 19h

Duração: 30 min.

Classificação etária: livre

 

20 de novembro

II Edição do Sarau da Bicha 

Bicha Poética

Horário: 19h

Duração: 60 min.
Classificação etária: 15 anos 

 

21 de novembro

Show Maré Cheia
Mumu e Omar
Horário: 17h

Duração: 30 min.
Classificação etária: livre 


22 de novembro

Show Acústico PretaPunk
Luiza Nobel 

Horário: 17h

Duração: 40 min.
Classificação etária: livre

 

23 de novembro

Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense 

Yasmin Elica

Horário: 19h

Duração: 30 min.

Classificação etária: 14 anos

 

25 de novembro

Contemplar o vazio

Grupo Ânima

Horário: 19h

Duração: 16 min
Classificação etária: livre

30 de novembro

Cena Negra Feminina: Corpos Femininos Negros no Teatro Fortalezense 

Yasmin Elica

Horário: 19h

Duração: 60 min.

Classificação etária: 14 anos

Sobre o Arte em Rede

A Convocatória “Arte em Rede” se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura – Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

Serviço: Programação alusiva ao Dia da Consciência Negra no Dragão

De 16 a 30 de novembro

Programações de segunda a sexta, às 19h, e aos sábados e domingos às 17h

Exibição: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)