Especialistas do HSM orientam sobre prevenção e tratamento da síndrome de burnout

18 de novembro de 2020 - 13:35 # # # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto
Gabriel Caúla - Artes Gráficas


A síndrome de burnout é um distúrbio psíquico caracterizado pelo estado de tensão emocional e estresse provocado por condições de trabalho desgastantes. Especialistas do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, orientam sobre como prevenir e tratar o distúrbio. O problema se manifesta quando a relação com a atividade profissional gera desgaste, ansiedade e nervosismo intensos.

Uma pessoa nestas condições de sofrimento emocional acaba, consequentemente, chegando ao seu limite físico e emocional. Com isso, se sente extremamente cansada, desmotivada e esgotada. Profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres que enfrentam dupla jornada correm um risco maior de desenvolver o transtorno.

O psicólogo Danilo Montenegro, que trabalha nas unidades de internação do HSM, explica que é comum identificar depressão, insônia e uso excessivo de medicamentos em pacientes diagnosticados com o distúrbio de burnout. “É importante ressaltar que a doença não está somente relacionada com o ambiente de trabalho. Muitas vezes, as tarefas da faculdade, ou até mesmo as de casa, podem ocasionar o problema. Essa condição também é chamada de síndrome do esgotamento profissional e afeta quase todas as áreas da vida de um indivíduo”, acrescenta Danilo.

Auxiliar administrativo do HSM, João Benevides (nome fictício), 35, conta que, em empregos anteriores, era muito pressionado, convivia com chefes autoritários e estava sob constante estresse. “Eu vivia esgotado, triste, sem ânimo, cansado, com dores de cabeça, no corpo e uma sensação de fracasso. Eu precisei sair do emprego para cuidar da minha saúde física e emocional. Hoje estou curado, mas ainda lembro o quanto foi sofrido passar por tamanho esgotamento emocional”, revela.

Essa pressão, associada a ansiedade e nervosismo, resulta em uma depressão profunda, que precisa de acompanhamento médico contínuo. De acordo com os especialistas, a tendência é que a síndrome de burnout se torne cada vez mais comum. O diagnóstico é realizado por meio de uma consulta com psicólogo ou psiquiatra.

Sintomas mais comuns

Os sintomas mais comuns da síndrome são desânimo para trabalhar, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, cansaço físico e mental, alterações de humor, baixa autoestima, falhas na memória, dores de cabeça e no corpo, negatividade, sentimentos de derrota, de fracasso e de insegurança, isolamento social e tristeza excessiva.

Tratamento

O tratamento do distúrbio pode ser feito com medicamentos, mas, no geral, a síndrome de burnout requer acompanhamento médico e psicoterapia. A assistência psicológica é muito importante, pois o terapeuta ajuda o paciente a encontrar estratégias para combater o estresse. Atividade física regular e exercícios de relaxamento também são recomendados para ajudar a controlar os sintomas.

Recomendações

O psicólogo Danilo orienta que são necessárias algumas mudanças de atitude para prevenir e tratar a síndrome. “Tente encontrar um tempo para atividades físicas e momentos de lazer, evite o consumo de álcool e outras drogas, avalie novas possibilidades de atividades diárias, melhores condições de trabalho e jamais hesite em procurar ajuda profissional. A saúde mental é tão importante quanto a física”, conclui.