Hospital Regional do Sertão Central passa a realizar neurocirurgias em recém-nascidos

20 de novembro de 2020 - 15:00 # # # # #

Thiago Conrado - Ascom HRSC - Texto e Fotos


O Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, ampliou o serviço de neurocirurgia da unidade para atender recém-nascidos. O primeiro bebê a passar pelo procedimento foi o pequeno Wallace, que veio ao mundo com 30 semanas de gestação e apresentou complicações devido à prematuridade.

“Nesse caso específico, nós tínhamos pacientes gêmeos. Um evoluiu com hemorragia cerebral, bastante comum em prematuros e que acabou resultando numa hidrocefalia, e outro irmão ficou bem. Se nós não tivéssemos esse serviço aqui, o bebê teria que ser transferido para um outro hospital e isso seria bem complicado para os pais, já que teriam que se desdobrar para acompanhar os dois filhos”, destaca a pediatra do HRSC, Eucilene Oliveira.

A mãe de Wallace, Edinalda da Silva Brilhante, 29, ressalta o atendimento humanizado que ela e os filhos receberam no HRSC, onde a costureira deu à luz as crianças. “Meu sentimento é de gratidão a toda equipe que cuidou deles com todo amor e carinho, como também aos demais profissionais por todo o suporte que recebi aqui. Fiquei com eles praticamente dois meses longe da minha casa e da minha família. Me senti acolhida por todos. Só tenho a agradecer a Deus por tê-los os dois saudáveis pertinho de mim”, afirma.

Segundo o coordenador médico de neurocirurgia do HRSC, Rafael Queiroz, o serviço é de grande importância para moradores de municípios da Região do Sertão Central. “Para a região contar com a realização de neurocirurgias em recém-nascidos é uma grande inovação para a saúde. Cada vez mais, essa integralidade do atendimento de alta complexidade traz inúmeros ganhos para a população”, destaca.

A equipe de neurocirurgia do HRSC dá suporte em tempo integral para os centros de terapia intensiva adulto e neonatal, enfermarias clínicas e cirúrgicas e unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC). A assistência é fundamental para fortalecer o atendimento aos pacientes em caso de necessidade de neurocirurgia. Todas as pessoas atendidas na unidade são encaminhadas pela Central de Regulação do Estado.