SRH realiza 1º Webinar sobre gestão de águas subterrâneas

23 de novembro de 2020 - 10:10 # # # #

Marina Filgueiras, Ascom SRH

O Webinar foi solicitado durante reunião do Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Conerh

A Secretaria dos Recursos Hídricos vai realizar, nesta terça-feira (24), o 1º Webinar de Águas Subterrâneas. O evento, que foi solicitado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Conerh, vai abordar o trabalho de gestão e monitoramento de aquíferos realizado pela Cogerh. O tema é uma dos eixos de atuação da Companhia e nos últimos tempos ganhou papel relevante após sucessivos anos de estiagem que atingiram os reservatórios de água superficial do estado. O evento terá abertura do secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira.

No Webinar, será apresentado um panorama dos estudos promovidos pela Cogerh em aquíferos do estado. A geóloga e gerente de Estudos e Projetos da companhia, Zulene Almada, e o geólogo e técnico da Cogerh, Guilherme Filgueira, vão palestrar no evento. Diversos estudos captaneados pela Cogerh foram realizados tendo como foco a água subterrânea, sendo um dos mais recentes os ocorridos em Jericoacoara e na Bacia do Araripe, sul do Ceará.

A disponibilidade hídrica e a qualidade da água subterrânea são alguns fatores levados em consideração na execução dos estudos. O monitoramento contribui para otimização de importantes políticas públicas no Estado, beneficiando usuários de água e garantido o desenvolvimento sustentável das regiões do Ceará.O Webinar também trará informações dos poços onde foram realizados monitoramento de nível e qualidade da água.

Quem desejar participar do Webinar sobre Águas Subterrâneas deve enviar email para ascom@srh.ce.gov.br ou ascom@cogerh.com.br solicitando envio do link para acesso a sala virtual.