PAI completa 30 anos com reinvenção e programação especial

24 de novembro de 2020 - 16:51 # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag

“Saber envelhecer é uma arte, isso eu sei, modéstia à parte”. O trecho cantado por Adoniran Barbosa pode resumir a forma como os servidores estaduais atendidos pelo Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) decidiram encarar a aposentadoria e o processo de envelhecimento. E é exatamente essa a missão do PAI: promover o envelhecimento ativo e saudável daqueles que dedicaram suas vidas ao desenvolvimento do Ceará. O próprio PAI, inclusive, soube envelhecer e, neste mês, chega aos 30 anos com a experiência e a sabedoria de quem viveu intensamente e com o fôlego e o ânimo de um jovem que sabe que ainda há muito para viver. Para celebrar suas três décadas, o Programa, que é vinculado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag-CE), preparou atividades especiais que serão realizadas ao longo de toda esta semana.

“Ao longo de três décadas, o PAI tem oferecido uma programação diversificada e acompanhamento especializado para o envelhecimento ativo dos aposentados que cumpriram a missão de servir ao Governo do Ceará. Alcançar a longevidade requer esforço, dedicação e ação. E é isso que o PAI tem feito por si e por todos os aposentados do Ceará. Ter um programa que ajuda o servidor a planejar a sua aposentadoria e a se manter ativo é motivo de orgulho para o Ceará”, destaca o secretário do Planejamento e Gestão do Ceará (respondendo), Ronaldo Borges.

De acordo com a coordenadora do PAI, Guirlanda Ponte, a programação comemorativa está sendo realizada virtualmente, tendo em vista a pandemia de covid-19, e inclui missa de ação de graças, live com o Corpo de Bombeiros, festa animada pelo cantor Fonseca Jr. e um momento para apagar as 30 velas que representam o tempo de existência do PAI. “Não poderíamos deixar de comemorar as três décadas do PAI, programa que, desde a sua criação, é pioneiro no Brasil como iniciativa pública para inclusão, integração e socialização dos aposentados do serviço público estadual”, afirma a coordenadora.

Homenagem

A programação comemorativa inclui ainda homenagens às pessoas que fazem a diferença para a execução das atividades do PAI. Neste ano, na categoria “Servidor do Ano”, será homenageada a orientadora da Célula de Capacitação do PAI, Jordete de Oliveira Franco Gomes. Na categoria “Amigos do PAI”, serão homenageadas a coordenadora de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da Seplag, Silviane Torres da Costa, e a presidente da Associação para Desenvolvimento dos Municípios, Sônia Fortaleza Pinheiro. Já na categoria “Professor do Ano”, a homenageada será Lany Santos Raviolo. Por fim, a categoria “Voluntário do Ano” homenageará a enfermeira Francisca Maria de Moura Santos.

30 mil atendimentos por ano

De acordo com Guirlanda Ponte, anualmente, o PAI realiza cerca de 30 mil atendimentos a aposentados de 60 a 94 anos, considerando todas as atividades realizadas pelo Programa, que são pensadas considerando os quatro pilares do envelhecimento ativo: saúde, aprendizagem ao longo da vida, participação e segurança/proteção. “As ações são subdivididas pedagogicamente em áreas que compõem a dimensão biopsicossocial do ser humano, contribuindo para sua qualidade de vida com foco na socialização e cidadania”, explica Guirlanda Ponte.

Reinvenção

Os 30 anos de existência do PAI também marcaram uma espécie de renascimento do Programa que, devido à pandemia de covid-19, precisou se reinventar e rejuvenescer as formas de contato com os aposentados.

“Antes de 16 de março, tínhamos como instrumentos de trabalho o olhar atento, a escuta, o uso das palavras e o abraço, nosso abraço era tudo de bom. Sendo formado por uma equipe predominantemente feminina, quem gosta de nós costuma dizer que o PAI é uma mãe. Veio o decreto 33.510 e nos mandou ficar em casa. A princípio, como muitos, achamos que seria breve, afinal estamos nos trópicos e o vírus gostava era de frio. Nos enganamos, porque ele também gosta do nosso calor. Com todas essas mudanças, esse rebuliço no juízo, não abandonamos nossos idosos, com eles estávamos próximos por telefone, WhatsApp e uns dando notícias dos outros se formou uma rede de sustentação emocional, mas não era suficiente. Concentramo-nos em identificar o perfil dos nossos associados para saber de que forma seriam por nós alcançados: telefone, e-mail, WhatsApp e toda a gama de recursos hoje disponíveis. Toda a equipe se mobilizou. Nossas páginas do Instagram, Facebook começaram a ganhar mais vida. Fomos nos aperfeiçoando. E foi praticando que aprendemos a nos reunir agrupados numa tela de computador e assim fomos evoluindo”, conta Guirlanda Ponte.

‘Paidendicasa’

Com a nova realidade posta e sem uma previsão concreta de quando seria possível retomar as atividades presenciais, o PAI migrou a sua programação para as redes sociais, com o ‘Paidendicasa’. “Esse projeto tem como força motora chegar diretamente aos nossos associados e estender nossos horizontes para também chegarmos até os demais servidores do estado do Ceará, a quem nosso trabalho se destina. Oferecemos a comunicação direta com os participantes via WhatsApp, chamadas de vídeo, e-mails e telefonemas. Muitas vezes, precisamos da ajuda dos parentes dos idosos e até isso é bom para trocarmos ideias sobre os rumos de nosso trabalho. O projeto Revendo Amigos ganhou mais vigor. Os cursos online foram chegando aos poucos. O Instagram e Facebook estão sempre com novidades bacanas porque gostamos de compartilhar assuntos interessantes”, diz a coordenadora.

Para Guirlanda, os aprendizados adquiridos com a pandemia têm sido fundamentais para estreitar os laços com os aposentados do estado do Ceará. A meta, agora, é alcançar um número ainda maior de aposentados e, assim, fazer com que os benefícios do PAI cheguem a mais pessoas e ajudem a transformar novas vidas

Programação 30 anos do PAI

23/11 – Mensagens da coordenadora Guirlanda Ponte e Irmão Emanuel

24/11 – Missa em ação de graças na capela de Santa Filomena

25/11 – Bate-papo entre a equipe do PAI e os associados

26/11 – Live do Corpo de Bombeiros em homenagem ao PAI

27/11 – Entrega de placas e medalhas aos agraciados do ano de 2020

28/11 – Festa animada pelo cantor Fonseca Jr.

30/11 – Apagando as 30 velas

As lives estão ocorrendo sempre das 9h às 10h, com link para acesso informado nos canais de comunicação do PAI

Redes sociais do PAI
Instagram: @pai.ceara
YouTube: Canal do PAI