Viva o Parque acontece excepcionalmente neste sábado (28), véspera das eleições

26 de novembro de 2020 - 15:04 # # # # #

Ascom Sema

Devido às eleições municipais de domingo, a programação gratuita do projeto Viva o Parque será antecipada para sábado (28). São atividades diversas, com muito lazer, esporte e educação ambiental, nas unidades de conservação (UCs), Parque Estadual do Cocó, Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho e Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

Em atendimento a Lei nº 17.261, de 13/8/2020, o uso de máscara é obrigatório, assim como o protocolo de distanciamento. Assim sendo, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA), junto com policiais do Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e fiscais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) realizarão blitze e contarão com educadores ambientais aferindo a temperatura, além de pontos de aplicação de álcool em gel e distribuição de máscaras. “Em virtude da pandemia, não será permitido a realização de evento, de qualquer natureza, que gere aglomeração”, informou o titular da SEMA, Artur Bruno.

O Viva o Parque é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da SEMA. Propicia à população cearense, a oportunidade de reaproximar-se da natureza por meio de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação. Tem muita diversão: aeróbica, yoga, biodança, tai chi chuan, dança de salão, capoeira, slackline, apresentações culturais, jogos coletivos, aulas de dança, de circo, contação de histórias, teatro de bonecos, teatro de rua, malabares, brincadeiras tradicionais – pipa, bola de gude, ciranda – sem contar os passeios nas trilhas.

No Parque Estadual do Cocó, além dessas atividades, tem o arvorismo. “Uma atração, com dez estações de ecoaventura e voltada para um público mais radical”, disse Paulo Lira, gestor do Cocó. Ele informou que outra boa opção é o passeio de barco pelo rio. “Para saber mais sobre o passeio, basta acessar o site da SEMA (www.sema.ce.gov.br/passeios-de-barcos/)”, completou. No Botânico, além do Viva o Parque, os frequentadores podem visitar o Orquidário e o Meliponário. Devido às restrições decorrentes da pandemia, não estão autorizadas algumas atividades como a massoterapia e a pintura facial. “A boa notícia é que o pedalinho do lago está funcionando”, informa o gestor, George Feijão.

Facilitadores qualificados e com vivência em trabalhos voltados para a criançada vão coordenar as atividades na APA do Maranguapinho. “Vai ter bola de gude, peão, pipa, elástico, corrida de saco com revezamento, bandeirinha e carimba”, conta o educador ambiental da Coordenadoria de Educação Ambiental (Coeas/SEMA), Sérgio Mota. “Mas não vai ficar só nas brincadeiras, também serão realizadas oficinas de desenho e de construção de brinquedos e malabares com material reutilizado”, completou. Já na ARIE do Curió, “vai rolar” muita música com a dança de salão, aeróbica, zumba, além do slackline e brincadeiras populares.

SERVIÇO

PROJETO VIVA O PARQUE

Parque Estadual do Cocó
Dia: Sábado, dia 28 de novembro de 2020
Horário: de 7h às 12h
Endereço: Avenida Padre Antônio Tomás, S/N, Fortaleza.

Parque Estadual Botânico
Dia: Sábado, dia 28 de novembro de 2020.
Horário: de 9h às 12h
Endereço: Estrada José Aragão e Albuquerque, s/n – Itambé, Caucaia.

ARIE do Sítio Curió
Dia: Sábado, dia 28 de novembro de 2020
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Av. Prof. José Arthur de Carvalho, s/n, em frente a Naturágua, na Lagoa Redonda, Fortaleza-CE.

APA do Estuário do Rio Maranguapinho
Dia: Sábado, dia 28 de novembro de 2020
Horário: de 8h às 12h
Endereço: Cruzamento das ruas Beira Rio e Monte Pascoal, no Canindezinho, próximo à EEEP Darcy Ribeiro, em Fortaleza.