Grupo de trabalho da Transformação Digital do Governo do Ceará debate ações do projeto em reunião de integração

27 de novembro de 2020 - 15:28 # # # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris - Texto
Tatiana Fortes - Foto

Na quinta-feira (26), o Íris | Laboratório de Inovação e Dados conduziu a reunião do grupo de trabalho da Transformação Digital do Governo do Ceará. Participaram do encontro, representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag-Ce), da Empresa de Tecnologia da Informação (Etice) e do Insight Data Science Lab | Laboratório de pesquisa em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Estamos aqui para propor a integração entre os times” é o que destacou a coordenadora-geral do Íris, Jessika Moreira, sobre o encontro. Ela também ressaltou que o grupo passou por um momento de muito aprendizado e conhecimento. “A partir dessa troca de informações entres os envolvidos no projeto, vamos ampliar nossas ações”, citou Jessika.

Durante a reunião, foram levantados os principais projetos realizados pela equipe da Transformação Digital, as entregas de 2020 e, ainda, entraves e debates. Entre os destaques, estão: o Papel Zero, que tem a proposta de virtualizar a tramitação dos processos administrativos no estado; o Ceará App, aplicativo de serviços do Governo do Ceará; e o projeto Linguagem Simples, que tem o objetivo de tornar a comunicação entre governo e cidadãos(ãs) cada vez mais próxima.

O diretor executivo sênior da Gartner, Nei Silverio, abriu a reunião com uma fala sobre integração e gestão de produtos e destacou que “o Ceará é uma referência para outros estados da federação quando falamos de transformação digital”. O secretário da Seplag-Ce, Ronaldo Borges, também esteve presente e falou do entusiasmo de fazer parte desse processo. “Todos nós somos apaixonados por essa transformação digital. Ela é um desafio, mas nossa expectativa e nosso trabalho estão voltados para que ela aconteça”.

Sobre o Íris:

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Estado do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.