Programa Clusters Econômicos de Inovação avança para o Ciclo 2 com mais quatro regiões de planejamento

27 de novembro de 2020 - 14:43 # # # #

Ascom Sedet

O Programa Clusters Econômicos de Inovação avançou com a priorização de todos os clusters do Ciclo 2. A nova etapa do projeto consiste no levantamento de problemas para cada cluster, a partir de uma articulação conjunta de representantes de empresas do setor e pesquisadores especializados de cada região. Um conjunto de reuniões e oficinas foi iniciado a partir do mês de novembro com este objetivo e ocorrerá até final de março de 2021.

Em 2019, o Ciclo 1 do projeto iniciou com cinco das catorze regiões de Planejamento do Ceará – Cariri, Sertão Central, Sertão de Sobral, Vale do Jaguaribe e Grande Fortaleza 1 e 2. Agora, no Ciclo 2, quatro novas regiões se incorporam ao Programa. São elas:

Litoral Norte – Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria; Comércio e Indústria de Madeira e Papel com ênfase no Polo Moveleiro da região e Turismo;

Litoral Leste – Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria; Turismo e Infraestrutura e Logística;

Sertão dos Crateús – Comércio; Construção Civil e Setor Imobiliário, e Agropecuária, Extrativismo e Agroindústria.

Serra da Ibiapaba – Agropecuária e Extrativismo e Agroindústria; Turismo, Infraestrutura e Logística;

A priorização destes setores foi validada junto ao ecossistema de inovação de cada região. Os registros dessas reuniões encontram-se no link:

https://drive.google.com/drive/folders/1YOAaITw-RIbXn4b6HBcjoWq9i4YeD6fD

Os problemas levantados pelos clusters do Ciclo 2 serão priorizados no mês abril por uma Banca Examinadora a partir de uma apresentação em formato de pitch, de até 10 minutos, por equipes formada por representantes de universidade-empresa.

Estes problemas serão avaliados pela banca a partir dos seguintes critérios: impacto na competitividade do cluster, sustentabilidade do empreendimento inovador e viabilidade de execução.

Junto com a priorização dos problemas, serão selecionados pesquisadores em cada clusters, com qualificação técnica comprovada, que orientarão o processo de modelagem de soluções, produtos e serviços para responder aos problemas priorizados. Os pesquisadores devem pertencer à região, podendo ser analisadas exceções justificadas.

Como participar

Desde o mês de Novembro de 2020 estão sendo realizadas oficinas virtuais participativas (Workshop de Levantamento de Problemas) em todos os clusters priorizados para o Ciclo 2, amplamente divulgados junto a representantes de empresas, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento dos setores de cada região. As oficinas têm como objetivo o levantamento de problemas e gargalos que afetam a competitividade desses setores priorizados pelo programa. Também é objetivo desta oficina preparar as equipes universidade-empresa que defenderão os problemas junto à banca de priorização e seleção dos pesquisadores dos Clusters. Caso tenha interesse em receber os convites para as reuniões e oficinas do Programa, envie um e-mail para clusters.inova@sedet.ce.gov.br.

Adicionalmente aos Workshops, os representantes das instituições dos setores de cada região estão estimulados a enviar propostas de problemas. As equipes de empresas e pesquisadores que desejarem apresentar os problemas deverão manifestar interesse através do e-mail clusters.inova@sedet.ce.gov.br.

Clique aqui e faça o download da apresentação do projeto.

Saiba mais

O Programa Clusters Econômicos de Inovação é uma ação conjunta das Secretarias do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), da Ciência e Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), contando com a participação ativa da maioria das instituições que formam o ecossistema de inovação do Estado.

O programa atua na articulação e integração da iniciativa privada, academia, sociedade civil organizada e instituições de fomento, com o intuito de gerar mais e melhores oportunidades de emprego e empreendedorismo nas regiões de planejamento do estado do Cearhttps://www.sedet.ce.gov.br/clusters-e-i/á, por meio da inserção de inovações aos respectivos clusters econômicos de maior potencial e cuja formação de ensino superior e profissionalizante tenha maior oferta na região.

Para mais informações clique aqui.