Centro Cultural Bom Jardim: programação da semana com diversidade de linguagens artísticas para todos os públicos

30 de novembro de 2020 - 17:58 # #

Isabel Mayara - Ascom CCBJ - Texto
Ascom Casa Civil - Fotos

Nesta quarta 02/12, o Programa Cineclube da Ação Cultural CCBJ apresenta a exibição do longa metragem “Chão”, seguido de bate-papo com a diretora Camila Freitas e Romário Bastos, historiador e membro do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim, que mediará esta conversa. A exibição começa às 18h no Youtube CCBJ e a conversa às 19h50.

Em reta final do ano mais atípico, dos últimos tempos, em razão da pandemia que atravessamos o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) segue com a sequência da programação cultural de 30 a 06 de dezembro. Dezembro chega com muitas atrações culturais, artísticas, on-line, gratuita, com tradução e interpretação para Libras, incluindo diversas linguagens e formatos, disponíveis para todos os públicos interessados no universo cultural.

O CINECLUBE acontece na quarta (02/12), com a exibição e bate-papo de “Chão”, trazendo a temática da luta Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mas a programação

do CCBJ é de domingo a domingo.  O CCBJ apresenta uma programação  Veja a sequência de atrações em formato de estreia e ao vivo, com as lives e muita indicação de conteúdo cultural nas programações detalhadas abaixo.

Tem programação especial na segunda (30), com a live do Nada Sobre Nós, sem Nós – Artes e Acessibilidade de e para Pessoas com Deficiência (PcD)”, que começou em novembro e vai até meados de dezembro, todas às segundas-feiras, a partir das 19h. Nesta semana traz a temática “Teatro e Acessibilidade”, com Zizi Telécio, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. A mediação do bate-papo fica por conta de Jéssica Teixeira. Este encontro reúne uma série de encontros com 5 (cinco) artistas deficientes advindos das áreas de Dança, Teatro, Música, Audiovisual e Cultura Digital.

Além disso, o CCBJ apresenta o lançamento da programação mensal, paralela à tradicional, a programação das contrapartidas dos grupos selecionados na última Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas do Grande Bom Jardim.

Agende-se pela programação resumida de lives e estreias:

(SEGUNDA) 30/11 às 19h – “Nada Sobre Nós, sem Nós – Artes e Acessibilidade de e para Pessoas com Deficiência (PcD)”,ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

(TERÇA) 01/12 às 14h – MASTERCLASS DE CULTURA DIGITAL: Nina da Hora apresenta “Pensamento computacional e cidadania digital”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

(QUARTA) 02/12 às 18h – CINECLUBE CCBJ: Exibição do longa “CHÃO” + bate-papo, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

(QUINTA) 03/12 às 18h – TEATRO EM PAUTA: Cia Dhimahi de Teatro apresenta “A casa de Bernarda Alba: 75 anos de estreia em Buenos Aires”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

(SÁBADO) 05/12 às 19h – TODOS OS SONS: Samba Delas apresenta “Quintal do Samba Delas”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

(DOMINGO) 06/12 às 16h – É O BRINCA: BÁ TI CUM apresenta Rap de Maracatu, nas redes sociais do CCBJ.

(DOMINGO) 06/12 às 15h – É O BRINCA CONVIDA: Grupo Fuzuê apresenta “Palafita” + bate-papo “Processos criativos, invenções de lugares poéticos”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

Continue acompanhando as redes sociais CCBJ, em que toda segunda-feira lança o resumo do que a semana apresenta e no decorrer da semana, as dicas e os melhores com temáticas sobre cultura, artes e direitos humanos para você.

O CCBJ continua com toda sua programação realizada de forma on-line, potencializando o uso das redes, contudo está em fase de retomada de algumas equipes de trabalho, que passaram a realizar suas atividades no presencial, como a Escola de Cultura e Artes CCBJ que iniciou algumas aulas presenciais, a Comunicação e Ação Cultural realizam as gravações e transmissões de dentro do equipamento, entre outra. O CCBJ segue em retomada observando todos as medidas de prevenção à COVID-19 e tão logo, acompanhando o contexto mundial de recuo da doença , abrirá as portas para o público em geral.

Veja a programação detalhada:

DIA 30/11 – SEGUNDA-FEIRA

CONTRAPARTIDA COLETIVO BOM JARDIM PRODUÇÕES – OFICINA: TRUQUES DE MAQUIAGEM PARA CINEMA

RELEASE: Nesta quinta-feira continuamos com o período de contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020.Nesta oficina será abordado técnicas de maquiagem cinematográficas tais como: fazer corte, queimadura e sangue gastando o mínimo possível e aproveitando o que temos em casa e também como maquiar o ator tirando o brilho do rosto preparando-o para a cena.

Facilitadores: Josenildo Nascimento e Gislândia Barros

Serviço

CONTRAPARTIDA COLETIVO BOM JARDIM PRODUÇÕES – OFICINA: TRUQUES DE MAQUIAGEM PARA CINEMA

Quando: 30/11, às 18h30.

Onde: Google Meet – Acesse: https://meet.google.com/fqa-pber-mwn

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS – ARTES E ACESSIBILIDADE DE E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) APRESENTA ZIZI TELÉCIO COM A LIVE “TEATRO E ACESSIBILIDADE”

NADA SOBRE NÓS SEM NÓS visa a realização de uma série de ações que intentam auxiliar no despertar e na sensibilização do olhar para as minorias dentro do campo das artes. Em nosso primeiro movimento, abordaremos a temática Arte e Acessibilidade de e para Pessoas com Deficiência (PcD), realizando uma série de encontros com 5 (cinco) artistas deficientes advindos das áreas de Dança, Teatro, Música, Audiovisual e Cultura Digital. Nesta segunda-feira a live  é sobre Teatro e Acessibilidade, com Zizi Telécio.

Sobre a live: A fala será desenvolvida a partir de estudos sobre acessibilidade. Sabendo que a perspectiva capacitista se desenrola pela visão social de deficiência enquanto algo negativo. Dessa forma, por ser uma construção social atravessa também a cultura. A cultura por sua vez tem um papel importante na representação simbólica dessas estruturas sociais que embasam o preconceito. Tendo isso em vista, Zizi traz a sua vivência enquanto pessoa com deficiência dentro das atividades artísticas, assim como os enfrentamentos diante do olhar social.

Zizi Telécio:  Atriz caririense com experiência de 30 anos de cultura. Trabalhou com crianças em situação de rua, Ong’s e Grupos teatrais. Pessoa com deficiência e defensora da acessibilidade tanto estrutural quanto social.

Serviço

NADA SOBRE NÓS, SEM NÓS – ARTES E ACESSIBILIDADE DE E PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) APRESENTA JOÃO BOSCO DE FARIAS COM A LIVE “PERSPECTIVAS DE REINVENÇÃO”

Quando: 30/11, às 19h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

MASTERCLASS DE DANÇA: NESTA SEGUNDA 30/11 PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NA DANÇA: NOVAS NARRATIVAS PARA A DESIERARQUIZAÇÃO ENTRE CORPOS E SABERES”

O Centro Cultural Bom Jardim apresenta duas masterclasses. A Masterclass de Dança, ministrada pelo professor Edu O. está em sua segunda aula,  com o tema “Pessoas com deficiência na Dança: novas narrativas para a desierarquização entre corpos e saberes”. A aula acontecerá no Google Meet mediante inscrição prévia. A continuação da Masterclass continua nesta segunda-feira:  01/12, a partir das 18h.

O link de acesso a aula será compartilhado pelo e-mail informado na ficha de inscrição. Para realizar sua inscrição, acesse: https://forms.gle/WX3pfdn6rufkEdM86

Sobre a MasterClass: O pensamento computacional é considerado uma das ferramentas de solução de problemas mais apropriada ao mundo atual. Uma de suas grandes contribuições é para o desenvolvimento da educação crítica, a partir de suas características é possível alinhar com diferentes áreas e em diferentes contextos. Os benefícios do método colocam à disposição do cidadão mais confiança e autonomia, maior preparo para a vida digital, como por exemplo o desenvolvimento da capacidade de analisar, entender e produzir tecnologias digitais ou não.

Sobre Nina da Hora: Cientista da Computação pela PUCRio do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa computacional. De Duque de Caxias. Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes. 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference. Research Scholarship Youth Program Internet – CGI 2020. Criadora do Ogunhe Podcast. Colunista do MITTechReviewBrasil.

Serviço

MASTERCLASS DE DANÇA: “Pessoas com deficiência na Dança: novas narrativas para a desierarquização entre corpos e saberes”.

Quando: 30/11, às 18h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse https://forms.gle/WX3pfdn6rufkEdM86 (Inscrição)

DIA 01/12 – TERÇA-FEIRA

MASTERCLASS DE CULTURA DIGITAL – NINA DA HORA APRESENTA AULA SHOW “PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIDADANIA DIGITAL “

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) volta com as masterclasses nesta quarta-feira. A terceira masterclass de 2020  fica por conta da Masterclass de Cultura Digital, que tem como tema “Pensamento computacional e cidadania”, ministrada por Nina da Hora (@ninadhora). A masterclass acontecerá ao vivo, e será transmitida através do canal do CCBJ no YouTube.

O pensamento computacional é considerado uma das ferramentas de solução de problemas mais apropriada ao mundo atual. Uma de suas grandes contribuições é para o desenvolvimento da educação crítica, a partir de suas características é possível alinhar com diferentes áreas e em diferentes contextos. Os benefícios do método colocam à disposição do cidadão mais confiança e autonomia, maior preparo para a vida digital, como por exemplo o desenvolvimento da capacidade de analisar, entender e produzir tecnologias digitais ou não.

Nina da Hora: Cientista da Computação pela PUCRio do Rio de Janeiro com ênfase em pesquisa computacional. De Duque de Caxias. Experiência no Programa Apple developer Academy formação de developers da Apple para estudantes. 2018 Scholarship Apple WorldWide developers conference . Research Scholarship Youth Program Internet – CGI 2020. Criadora do Ogunhe Podcast. Colunista do MITTechReviewBrasil.

Serviço

MASTERCLASS DE CULTURA DIGITAL – NINA DA HORA APRESENTA AULA SHOW “PENSAMENTO COMPUTACIONAL E CIDADANIA DIGITAL “

Quando: 01/12 às 14h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

SOMBRINHA LITERÁRIA – DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

Dia primeiro de dezembro é o Dia Mundial de Combate à AIDS. O Centro Cultural Bom Jardim preparou um carrossel especial esclarecendo dúvidas e trazendo muita informação importante sobre a AIDS, para evitar a disseminação de informações falsas e preconceituosas sobre a doença.

O Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids, ou Sida) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Em 2017, o Senado Federal promulgou a Lei 13.504 que instituiu oficialmente “a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho”.

Serviço

SOMBRINHA LITERÁRIA – DIA MUNDIAL DE COMBATE À AIDS

Quando: 01/12 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “A MENINA QUE GOSTAVA DE SABER” (LIVRE)

O Desafio Literário é uma iniciativa promovida pelo Ciclo de Leitura, ação do Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ. A iniciativa, que acontece desde o mês de agosto, indica uma leitura semanalmente, com a proposta de proporcionar literatura digital, para que todos possam montar suas mini bibliotecas no drive, no pen drive, no celular e no computador. Além disso, um dos objetivos do Desafio Literário é espalhar literatura para ajudar neste momento de distanciamento social.

No Ciclo de Leitura desta terça-feira o CCBJ indica uma coleção de livros infantis que dá voz às crianças em toda a sua diversidade a partir da vida cotidiana da Sara, seus amigos e família.

Sinopse: O livro ‘A menina que gostava de saber’ trata da curiosidade infantil. Sara é uma criança como todas as outras, felizes tagarela, curiosa, inquieta. Ela pergunta sem parar, porque gosta muito de saber. Escrito por Gisele Gama Andrade e ilustrado por Ronaldo Santana.

Serviço

SOMBRINHA LITERÁRIA – CICLO DE LEITURA APRESENTA “A MENINA QUE GOSTAVA DE SABER” (LIVRE)

Quando: 01/12

Onde:  Acesse https://youtu.be/K7vMXMsImCQ

DIA 02/12 – QUARTA-FEIRA

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA

A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) foi selecionada para ser instituição parceira do Programa Recode. O objetivo do Movimento Recode é  capacitar jovens em situação de vulnerabilidade para o uso ético e cidadão da tecnologia, por meio de cursos on-line e gratuitos. Nesta quarta-feira o CCBJ divulga os cursos de Mediação de Leitura disponibilizados plataforma Recode.

Veja abaixo a lista completa dos cursos de Mediação de Leitura disponibilizados pela plataforma:

?Biblioteca como agente de transformação;

?Gestão compartilhada para bibliotecas;

?Gestão de comunicação para bibliotecas;

?Novas tecnologias: leitura, mídias sociais e mundo;

?Contação de histórias;

?Dinamização de acervos;

?A biblioteca como espaço de leitura.

Para saber como acessar o aplicativo Moodle, que oferece a oportunidade de realizar os cursos da Plataforma Recode pelo celular, é só acessar nossas redes sociais e seguir o tutorial disponível no nosso feed.

Serviço

PROGRAMA RECODE – ATUALIZANDO SOBRE OS CURSOS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA – 14 ANOS

O quê: Oferta de cursos gratuitos de tecnologia, on-line e com certificação.

Onde: https://plataforma.recode.org.br/index.php/login (Veja o passo a passo para se cadastrar como nosso aluno CCBJ);

Informações: biblioccbj@gmail.com

CINECLUBE CCBJ APRESENTA – EXIBIÇÃO DO LONGA “CHÃO” E BATE-PAPO COM CAMILA FREITAS E ROMÁRIO BASTOS

O CCBJ trouxe para a programação dessa quarta-feira no Cineclube CCBJ, o longa “Chão”, dirigido por Camila Freitas. A exibição do filme será pelo vimeo e em seguida, contará com um bate-papo sobre o longa com a diretora do filme, Camila Freitas, mediado por Romário Bastos, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Será divulgado nas redes sociais do CCBJ um formulário de inscrição para obtenção do acesso ao link de exibição do filme na plataforma Vimeo.

Sinopse: Enquanto o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) realiza protestos e movimentos para pressionar o governo a aprovar uma reforma agrária que redistribui o território de uma usina prestes a falir, um grupo de conservadores ligados a latifundiários luta para acabar com as manifestações dos ocupantes.

Camila Freitas: Estudou cinema na Universidade Federal Fluminense e direção de fotografia na escola Louis Lumière, em Paris. Atualmente, faz mestrado em artes visuais na UFRJ. Seus filmes investigam formas de construir e habitar espaços, paisagens e territórios, a partir de onde se produzem corpos no mundo. O seu primeiro longa-metragem, “Chão” (2019) estreou na seção Forum da 69a Berlinale – Festival de Berlim, e foi premiado no Olhar de Cinema, no Festival do Rio, no Festival Jean Rouch (Paris) e no Festival de Innsbruck, com exibições em festivais como True/False, Docmontevideo, Doclisboa, Mostra de São Paulo, Viennale, Fórum Doc, IDFA, entre outros.

Romário Bastos: Historiador, Professor da Rede Estadual de Ensino do Ceará , Doutorando em História Social (UFC), Membro do Plebeu Gabinete de Leitura e do Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim.

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO LONGA “CHÃO”

FORMATO: EXIBIÇÃO PELO VIMEO ÀS 18H  + LIVE (BATE PAPO)

Serviço

CINECLUBE CCBJ – EXIBIÇÃO DO LONGA “CHÃO” + BATE-PAPO SOBRE A EXIBIÇÃO.

Quando: 02/12, às 18h (exibição no vimeo) e às 19h15 (bate-papo no YouTube)

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Segue o formulário de inscrição para receber a chave de acesso: https://forms.gle/rcF1cfEgaYvXRFUY8

DIA 03/12 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O ESTRANHO MUNDO DE JACK” (LIVRE)

O Cine Leitor é um Programa da Sombrinha Literária, promovido pela  Ação Cultural, por meio da  Biblioteca CCBJ. A indicação desta quinta-feira é o filme “O estranho mundo de Jack”, filme de animação baseado no livro de mesmo nome, que conquistou crianças do mundo inteiro.

Sinopse: O estranho mundo de Jack apresenta a clássica e fantástica história criada pelo cineasta Tim Burton que narra as desventuras de Jack Esqueleto, o mestre do Halloween que um dia, entediado em sua Terra das Bruxas e cansado da rotina de sustos e assombrações, depara-se com três grandes portas talhadas em árvores numa floresta. Ao abrir uma delas, cai na Cidade do Natal, onde Papai Noel vive e constrói seus presentes.

Serviço

SOMBRINHA LITERÁRIA – CINE LEITOR APRESENTA “O ESTRANHO MUNDO DE JACK” (LIVRE)

Quando: 03/12 (quinta-feira)

Onde: Acessem: https://youtu.be/lSX7RbQ-grw

TEATRO EM PAUTA – CIA DHIMAHI DE TEATRO APRESENTA “A CASA DE BERNARDA ALBA: 75 ANOS DE ESTREIA EM BUENOS AIRES  + BATE-PAPO (LIVRE)

RELEASE: Pro Teatro Em Pauta dessa semana o CCBJ trouxe a Companhia Dhimahi de Teatro (@ciadhimahi) apresentando o espetáculo “A casa de Bernarda Alba: 75 anos de estreia em Buenos Aires” ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. A exibição do espetáculo será seguida de um bate-papo sobre o espetáculo.

A Casa de Bernarda Alba, peça em prosa de Frederíco García Lorca, retrata o drama de uma família tradicional de um vilarejo espanhol composta por uma matriarca dominadora e suas cinco filhas que se encontram em um profundo luto, e sucumbem em meio às intrigas, desejos reprimidos e amores proibidos. Neste contexto, a Cia Dhimahi de Teatro comemora os 75 anos da estreia desta peça em Buenos Aires, de 1945, permitindo uma maior reflexão e autocrítica da situação reprimida destas filhas condicionadas, vítimas de acordos, dotes e conchavos no processo opressor da fragilidade feminina.

Serviço

TEATRO EM PAUTA – CIA DHIMAHI DE TEATRO APRESENTA “A CASA DE BERNARDA ALBA: 75 ANOS DE ESTREIA EM BUENOS AIRES  + BATE-PAPO (LIVRE)

Quando: 03/12, às 18h.

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 04/12 – SEXTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – BIBLIOTECA CCBJ, FINALISTA NO PRÊMIO IPL 2019

RELEASE: Há um ano, no dia 04 de dezembro de 2019, a Biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCBJ), foi uma das 10 finalistas da 4º Edição do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, com o Programa Sombrinha Literária, na categoria “Bibliotecas – Públicas e Comunitárias”. A Biblioteca do CCBJ foi a única biblioteca cearense finalista no ano de 2019. Uma biblioteca pública, temática e periférica!

O Instituto Pró-Livro (IPL) tem atuação reconhecida, em especial, pela promoção da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, pesquisa que é referência sobre o comportamento do leitor brasileiro. O CCBJ parabeniza a Biblioteca pelo grande feito!

Serviço

SOMBRINHA LITERÁRIA – BIBLIOTECA CCBJ, FINALISTA NO PRÊMIO IPL 2019

Quando: 04/12

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/

https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CONTRAPARTIDA NOIS DE TEATRO APRESENTA: “TODO CAMBURÃO TEM UM POUCO DE NAVIO NEGREIRO – ATO 3”

Continuando com o período de contrapartidas das atividades realizadaa através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020, na sexta-feira tem apresentação do coletivo Nois de Teatro. O Coletivo irá exibir o espetáculo “Todo camburão tem um pouco de navio negreiro – Ato 3”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube.

Sinopse: O espetáculo “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, vencedor do Prêmio Funarte de Arte Negra, conta a história de Natanael, uma espécie de anti-herói que habita as periferias. Dividido em três atos, narramos a saga de um menino negro que, inserido num contexto de opressão e violência, é levado a tomar decisões que lhe custarão um julgamento popular. Convocado à decisão sobre o destino de Natanael, o público se vê inserido num forte debate sobre o extermínio da juventude negra nas periferias, além da desmilitarização da polícia e da política brasileira. A partir de uma dramaturgia épica, onde o ator narrador é o grande foco, apresentamos uma “tragédia afro”, com elementos alegóricos e representativos do universo do movimento negro além de referências diretas à mitologia dos Orixás.

Serviço

CONTRAPARTIDA COLETIVO GIRASSÓIS  – LIVE “ET FRANCISCO E O MISTÉRIO DO SIGNIFICADO REAL” + BATE-PAPO “POR TRÁS DO SIGNIFICADO REAL”, COM MARIA VITÓRIA DO GRUPO “FORMOSURA”

Quando: 04/12 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 05/12 – SÁBADO

CONTRAPARTIDA GRUPO VIRTU APRESENTA: OFICINA “DO TETO AO CHÃO: COLUNA OU ENTRE BRECHAS A EXPANSÃO ACONTECE”, ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DA 5° EDIÇÃO REBULIÇO

O Grupo Virtu (@grupovirtu) dá continuidade ao período de contrapartidas das atividades realizadas através da Convocatória Pública das atividades artísticas e culturais do GBJ 2020 nesse sábado. O grupo irá apresentar a oficina “Do teto ao chão: coluna ou entre brechas a expansão acontece”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. O espetáculo faz parte da abertura da programação da 5ª edição do Rebuliço.

Maria Epinefrina (@epinefrine_se) facilita uma prática de desenrolamento de coluna vertebral, propondo exercícios que nos aproximam de nossa estrutura e desestrutura. Trabalhando estrutura e mobilidade da coluna vertebral, consciência corporal, sequências coreográficas a partir da coluna, investigação de movimento e qualidades de movimento.

Maria Epinefrina: Entre devaneios e pesquisas do corpo, no corpo, trás questões sobre a existência no mundo em seus trabalhos, querendo olhar para o complexo do ordinário a partir de uma percepção postural, gestual e memorial da própria pele no urbano. Bailarina, coreógrafa, produtora cultural e diretora do grupo de dança de mulheres Vir Tu. Desenvolve uma metodologia para a pesquisa de movimentação chamada “Espaço de modular – Que espaço minha corporeidade Ocupa?” Reunindo dispositivos para o desbravamento do espaço

Serviço

CONTRAPARTIDA GRUPO VIRTU APRESENTA: OFICINA”DO TETO AO CHÃO: COLUNA OU ENTRE BRECHAS A EXPANSÃO ACONTECE”, ABERTURA DA PROGRAMAÇÃO DA 5° EDIÇÃO REBULIÇO

Quando: 05/12 às 15h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

TODOS OS SONS – SAMBA DELAS APRESENTA “QUINTAL DO SAMBA DELAS”

O programa Todos os Sons do CCBJ essa semana traz o grupo Samba Delas (@sambadelasfortaleza) com a apresentação do show “Quintal do Samba Delas”, ao vivo no canal do CCBJ no YouTube. Uma roda de samba, formada apenas por mulheres, com a ideia de pensar e discutir o papel da mulher no samba.

Sobre o grupo: Há 3 anos, o grupo que se reconhece como “uma casa” que acolhe as sambistas de Fortaleza com rodas próprias e apresentações nos espaços da Capital Alencarina, resgatam músicas, autorais e interpretadas por grandes nomes femininos, como Dona Ivone Lara, Jovelina Pérola Negra e Leci Brandão e também celebram nomes atuais como o de Fabiana Cozza,  Tereza Cristina , Andiara Freitas, Dandara Alves e cantoras e compositoras da atualidade da cena do Samba no Brasil.

Serviço

TODOS OS SONS – SAMBA DELAS APRESENTA “QUINTAL DO SAMBA DELAS”

Quando: 05/12 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 06/12- DOMINGO

É O BRINCA  – BÁ TI CUM APRESENTA “RAP DE MARACATU”

RELEASE: O É o Brinca desse domingo traz a estreia da apresentação “Rap de Maracatu”, por BÁ TI CUM.

Sinopse: Papoco de ideias, estouro de conhecimento, se intera criançada, esse é o movimento…”. Já aprendemos a fazer um objeto sonoro e a tocar o ritmo do maracatu, agora vamos aprender uma mistura musical roxeda, é o rap de maracatu.