Izolda Cela participa de webinar sobre a evolução educacional dentro do Ceará nos últimos anos

1 de dezembro de 2020 - 10:50 # # # #

Ascom Vice-Governadoria

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou na tarde desta segunda-feira (30) de webinar promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP). A conversa foi centrada a respeito das mudanças institucionais para alavancar a educação dentro do Ceará nos últimos anos, com foco também nas ações feitas no município de Sobral. Participaram do evento virtual cerca de 60 pessoas, com estudantes e pesquisadores das áreas da economia, psicologia, tecnologia e outras.

Izolda Cela abriu a reunião citando a situação de Sobral ainda no começo do século, quando todo o trabalho voltado para a educação, principalmente dentro da idade certa, se deu início. “Quando começamos em Sobral, o panorama era de analfabetismo escolar. Era essa a realidade, infelizmente. Ninguém conseguia explicar o motivo do não aprendizado das crianças”, lembrou.

Entretanto, Sobral conseguiu dar a volta por cima. Nos últimos 15 anos, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), saltou do 1366º lugar para o topo do ranking. A cidade, inclusive, foi destaque do site da Organizações das Nações Unidas Brasil (ONUBR) no início de 2020.

Segundo a vice-governadora, todo esse crescimento no interior cearense se deu por uma série de fatores, como a ação conjunta envolvendo escola, nas figuras dos professores e diretores, secretarias, além de uma política de incentivo para as pessoas, tanto no aspecto financeiro, como também na parte moral, reconhecendo o importante trabalho feito por cada indivíduo neste processo.

Para Izolda Cela, todo o método que elevou o nível educacional no Estado pode e deve ser replicado em outros locais do Brasil. “Fortaleza, por exemplo, é um ótimo caso de superação de problemas no âmbito da educação. Acho que é possível repetir o que fizemos no Ceará em outros estados e municípios. Entretanto, como digo, precisa existir a política querendo e se comprometendo para que isso aconteça efetivamente, ou então o trabalho das pessoas não vai render frutos”, disse.

Por fim, a vice-governadora salientou a importância da célula familiar em todo o processo de crescimento educacional e social dos jovens e das crianças. “Família é fundamental. Antes, as escolas, os diretores, tinham bastante trabalho pois a família não fazia parte do processo escolar, por exemplo na garantia da frequência daquele aluno. Quando a escola mostra responsabilidade com as crianças, isso movimenta toda a família. Só de tê-los interessados e participantes, já é uma grande força para todos os envolvidos”, discorreu.

Saiba mais

Fundado em 2011, o LEPES atua no desenvolvimento infantil e socioemocional, no combate à violência e na gestão escolar. Com diversas sedes pelo país, o laboratório desenvolve projetos para diversas instituições importantes e reconhecidas em âmbito nacional e internacional, além de realizar parcerias e promover eventos como palestras e congressos com personalidades.