Íris comemora um ano de realizações e entregas com programação online

3 de dezembro de 2020 - 17:07 # # #

Amélia Gomes - Ascom Íris

Os eventos acontecem nos dias 8, 9 e 10 de dezembro com os temas: cultura de inovação, experiência do usuário e ciência de dados

Fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado é a proposta do Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Para comemorar seu primeiro aniversário, o laboratório lança uma programação on-line e disponibiliza seu relatório de realizações e entregas, além de uma curadoria de conteúdo. O eventos estão com inscrições abertas através do link: bit.ly/feliz1anoiris

A programação começa no dia 8/12 (terça-feira), com o tema “Transição de projetos para produtos: o que muda para o cidadão?”. Participam da conversa o cientista-chefe de dados do Governo do Ceará, professor José Macedo; o diretor-executivo sênior da Latam / Gartner, Nei Silverio; e a gerente de projetos do Centro de Desenvolvimento da Gestão Pública e Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV DGPE), Raiana Góis Leite.

Na quarta-feira (9/12), André Tamura, cofundador e diretor-executivo da WeGov; Davi Gomes, diretor-presidente do Instituto Iracema; e Natalia Esper, gestora de redes do Íris, falam sobre mudanças na cultura do setor público.

A programação encerra, na quinta-feira (11/12), com o tema “O uso da ciência de dados para entregar mais valor público”, com Carol Andrade, cofundadora e sênior da Social Good Brasil (SGB); Gabriel Renault, sócio-diretor da EloGroup; e Ticiana Linhares, cientista de dados do Íris e do Insight Lab | Laboratório de Pesquisa Aplicada em Ciência de Dados e Inteligência Artificial da Universidade Federal do Ceará (UFC)

Realizações e entregas

Desde sua criação, o Íris trabalha em cooperação com órgãos e secretarias do Governo do Estado. Entre os trabalhos realizados neste primeiro ano estão a plataforma de atendimento Plantão Coronavírus, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), que auxilia no enfrentamento à Covid-19; a plataforma de atendimento Sefaz Digital, com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), que facilita o acesso dos cidadãos a mais de 50 serviços por meio virtual; e o Ceará App, aplicativo de serviços do Governo do Ceará.

Também neste primeiro ano, o Íris realizou 36 oficinas para mais de 500 colaboradores de, pelo menos, 32 órgãos. Entre as capacitações oferecidas, está a Oficina de Inovação em Linguagem de Governo, que objetiva disseminar a técnica da Linguagem Simples no estado para aproximar ainda mais o governo dos cidadãos(ãs), projeto pioneiro no Nordeste.

Programação de aniversário do Íris

Datas: 8, 9 e 10 de dezembro

Inscrições

Acesse o Relatório de Realizações e Entregas e a Curadoria de Conteúdo do Íris