I CIRRC é realizado no Pará com coordenação da SAP Ceará

7 de dezembro de 2020 - 11:15 # # # #

Ascom SAP

Após a realização do III Curso de Intervenção Rápida em Recinto Carcerário no Ceará que formou 20 interventores, a qualificação chegou ao Pará. É a primeira vez que o Estado terá o CIRRC na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária do Ceará (SAP).

Ao todo, foram 236 inscrições. Destes, 63 selecionados, sendo agentes penitenciários do Pará e de outras regiões do Brasil. Além disso, policiais militares e civis, Comando de Operações Penitenciárias (COPE), Bombeiros e Forças Armadas também estão na qualificação. Durante 18 dias os alunos selecionados ficarão no internato e se submeterão a um dos treinamentos mais exigentes e técnicos de grupos operações especiais existentes no Brasil.

O secretário executivo de planejamento e gestão interna da SAP, Maiquel Mendes, é o coordenador da missão. Ele fala sobre a honra de expandir a intervenção para mais agentes de forças de segurança. “Nós da SAP, agradecemos a confiança do secretário Jarbas por ter confiado na Sap Ceará em nome do secretário Mauro, e agradecer a confiança do secretário Mauro Albuquerque, em deixar essa missão do curso com minha equipe. Faremos o nosso melhor para os irmãos paraenses. Toda a equipe de instrução está motivada, preparada, e dedicada para uma contribuir”, afirma.

O secretario da SEAP, Jarbas Vasconcelos, celebra a parceria com a SAP e destaca a importância dos servidores para o bom funcionamento do sistema penitenciário paraense. “Nós realizamos diversas operações simultâneas: saúde, reinserção social, segurança e capacitação, como é o I CIRRC. Em trabalho conjunto, desenvolvemos o melhor para a dignidade da pessoa privada de liberdade e uma custódia de forma humanizada, trudo graças ao trabalho integrado. Agradecemos a presença mais uma vez dos profissionais do Ceará, que estão aqui para contribuir com a nossa gestão e capacitar ainda mais os nossos servidores”, pontua.

O curso formará interventores para o sistema penitenciário. Técnicas mais modernas sobre o combate ao ambiente fechado, intervenção prisional, gerenciamento de crise, técnica, tática, teoria, imobilizações, técnicas com tiro, combate corpo ao corpo são algumas das disciplinas realizadas no I CIRRC.