Alunos do Ensino Fundamental terão aulas por meio de vídeos na TVC e TV Assembleia

8 de dezembro de 2020 - 17:47 # # #

Ascom Seduc - Texto

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (8), o lançamento do Conexão Educação, destinado à produção de vídeos educativos para os alunos do Ensino Fundamental. A ação conta com a parceria da Undime-Ce e o apoio da TV Ceará Canal 5. Durante o evento, a gerente pedagógica da Universidade Aberta do Nordeste da Fundação Demócrito Rocha, Viviane Pereira, falou sobre “A Comunicação em rede a favor da Educação”. O encontro virtual foi apresentado pelo secretário executivo de Cooperação com os Municípios, Márcio Brito e contou com a participação da presidente da TVC, Ana Cristina Cavalcante, da presidente da Undime Ceará, Luiza Aurélia Teixeira e da coordenadora de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa, Eliane Maciel.

Ao final do encontro, o técnico da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios para Desenvolvimento da Aprendizagem na Idade Certa (Copem) e publicitário, Elson Viana, apresentou detalhes sobre a programação e os componentes contemplados nos vídeos.

Márcio Brito explicou que a Seduc oferecerá conteúdos educacionais que serão veiculados pela TV Ceará e pela TV Assembleia, além de ficarem disponíveis no site do Programa Aprendizagem na Idade Certa, o Mais Paic. “A iniciativa tem como objetivo oferecer aos estudantes conteúdos para o Ensino Fundamental como uma estratégia de apoio ao ensino remoto, visto que a TV é um dos meios mais democráticos de disseminação de conteúdo e de atividades educativas devido sua grande capilaridade e acesso”, destaca.

Luiza Aurélia parabenizou a Seduc por todas as inovações que aconteceram ao longo desse ano e destacou a importância das parcerias firmadas, além do alinhamento entre Seduc, Undime e Apeoc, todos com o objetivo único de garantir o direito à educação de qualidade e minimizar impactos socioemocionais que possam ser causados às crianças.

“Tenho dito na minha rede que a tecnologia, parecia algo futurista, mas tem se tornado cada vez mais presente, mais natural. Tivemos que aprender e considero que aqui no Ceará, devido ao Regime de Colaboração, a gente produziu muito, avançou muito e mesmo com todas as dificuldades, temos encontrado meios para proporcionar esse contato com o aluno e não deixá-lo de fora desse processo educacional”, frisa.

Conforme a presidente da TVC, Ana Cristina, a TV, enquanto concessão pública, tem a obrigação de criar meios e levar conhecimento para que os cidadãos se preparem para o mundo. Que estejam munidos de informações que conduzam a ter uma visão de mundo com ética, humanidade e empatia. A gestora se comprometeu em tornar política pública a utilização da TVC como um canal dedicado à educação pública de qualidade.

“Era um sonho ver a TVC retomar essa atividade e poder levar educação aos cearenses. Estamos celebrando um marco para a TV, pois durante a pandemia, o grande feito da TV Ceará foi a retomada das teleaulas. O que estamos fazendo é histórico. Gostaria que esse projeto fosse mantido. Vou lutar para que a utilização da TVC, como meio de educação efetivamente, vire política pública de estado “, assegura.

A coordenadora do Copem, Eliane Maciel, destacou a importância de dar continuidade a um programa que já vinha sendo sucesso. “ E agora com aulas feitas pelos educadores do Ceará é motivo de satisfação. Levar esse conteúdo aos nossos alunos pela TV é algo que não imaginávamos, mas esse momento trouxe a possibilidade de novas práticas. Foi um trabalho realizado com muitas parcerias”, reconhece.

Durante a palestra “A Comunicação em rede a favor da Educação”, a professora Viviane fez uma reflexão sobre a Educação a Distância, o uso dos meios de comunicação nesse processo e as tecnologias digitais.

“Hoje com essas tecnologias, há novas possibilidades de trabalho com metodologias diversificadas. Os nossos alunos têm estilos de aprendizagens. E na sala de aula, utilizamos várias maneiras para levar a informação aos nossos alunos para que transformem em conhecimento, a partir de cada realidade. As tecnologias digitais permitem a utilização de diversos recursos pelos nossos alunos, levando à assimilação dessas informações, de forma prazerosa. O que a gente chama de estilo de aprendizagem”, explica.

“Essas novas possibilidades ampliaram a interação entre alunos e também com os professores, o acesso com um alcance maior e a colaboração entre os alunos, entre os pares e o professor, que vai identificar onde precisa trabalhar de forma mais incisiva com determinada turma”, relata Viviane.

Aulas

As aulas terão início a partir da próxima segunda-feira, dia 14. Os vídeos estão organizados em um calendário semanal, com uma programação diária de 30min, que poderá ser complementada com as atividades propostas polo Projeto #EstudeEmCasa. A 1ª temporada constará de vídeos que serão veiculados pela TV nas próximas 12 semanas. As aulas estarão organizadas por área de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Levarão em consideração as séries que compõem o Ensino Fundamental.