Ematerce realiza entrega de declarações para certificação orgânica

10 de dezembro de 2020 - 16:38 # # #

Aécio Santiago - Ascom Ematerce
Sidônio Vieira Fotos

O Grupo de Agroecologia, da Gerência de Apoio Técnico (Geate) da Ematerce, realizou, na última terça-feira (8), no município de Baturité, reunião para entrega de Declarações de Organização de Controle Social (OCS) a 22 Agricultores Familiares, com a finalidade de garantir aos consumidores a procedência de um produto orgânico proveniente da Agricultura Familiar.

O encontro foi coordenado pelo técnico da Geate Sidônio Vieira, quando foram constituídos 3 OCs, das comunidades de Candeias, Açudinho e Correntes, proporcionando segurança alimentar e nutricional para as famílias envolvidas. O grupo é formado, também, pelos técnicos Fernanda Aquino e Zilval Fonteles.

De acordo com Sidônio Vieira, com essa declaração os agricultores vão poder comercializar seus produtos nas feiras e também para as políticas públicas do PPA (Programa de Aquisição de Alimentos) e PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). “Com esse documento, há um acréscimo de 30% no valor dos produtos comercializados”, reforça Sidônio, complementando que a produção de alimentos saudáveis está ganhando cada vez mais adeptos no seio da sociedade e o mercado encontra-se favorável a essa demanda, que só cresce em virtude da qualidade e conscientização dos consumidores que procuram alimentos limpos e saudáveis para seu consumo e de sua família.

 

O evento ocorreu na sede IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará), onde uma parte do encontro aconteceu de forma virtual e outra presencial, sendo realizada uma capacitação sobre cooperativismo e associativismo com os técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Parcerias

Destaca-se que o trabalho realizado é uma parceria entre SDA, Ematerce, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, IFCE de Baturité, Secretaria de Agricultura de Baturité e Fundação Cultural Educação Popular em Defesa do Meio Ambiente (Cepema).

A capacitação dos agricultores foi realizada pela Ematerce em dois módulos de forma virtual, onde na oportunidade foram detalhados todas as normas que envolvem a certificação orgânica participativa e o compromisso de cada membro da OCS dentro do contexto agroecológico.

As feiras orgânicas em Baturité serão iniciadas quando da liberação pelos órgãos competentes para que possam funcionar abertamente ao público.