Izolda Cela participa de premiação e celebra evolução educacional em Fortaleza

10 de dezembro de 2020 - 16:16 # # # #

Ascom ViceGov

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou na manhã desta quinta-feira (10) do Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pemed) 2020. A premiação, que aconteceu na Academia do Professor Darcy Ribeiro, celebrou escolas e alunos de Fortaleza que alcançaram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Permanente da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece) e no Spaece-Alfa.

Também estiveram presentes no evento o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o deputado federal Idilvan Alencar, o deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Ceará, Queiroz Filho, o vereador e presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores de Fortaleza, Evaldo Lima, além da secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha.

Izolda Cela comemorou a evolução contínua da educação não só em Fortaleza, como também no Ceará, e destacou a importância da união de vários setores para que o crescimento siga acontecendo. “Me sinto alegre, esperançosa, com os resultados na educação de Fortaleza e no nosso estado. Para que tudo isso siga evoluindo, todo o circuito deve ser mantido. Professores, diretores, secretarias, lideranças políticas, precisam trabalhar em conjunto para que o trabalho seja feito e o crescimento continue”, disse.

Roberto Cláudio lembrou a importância da vice-governadora em todo o processo de ascensão educacional, além de ressaltar que o desenvolvimento não pode parar. “Izolda foi uma extraordinária secretária, que liderou o processo em um primeiro momento, e após assumir a Vice-Governadoria não abandonou a educação. É alguém que sabe que a educação no Ceará precisa continuar avançando. Com a educação não podemos ter comodidade. A celebração hoje é do resultado, mas agora viramos a página e vamos procurar melhorar ainda mais nossos números. Foi esse pensamento que fez com que tivéssemos avanços, ano a ano, nos últimos oito anos”, pontuou.

Sobre o prêmio

O Pemed tem como objetivo valorizar as boas práticas pedagógicas como uma referência importante e exemplar para elevação da qualidade do ensino-aprendizagem na rede municipal de ensino. O prêmio reconhece o esforço realizado durante todo o ano letivo, em ações como a formação continuada de professores e gestores escolares, a distribuição de materiais pedagógicos de qualidade, acompanhamento às escolas, avaliações diagnósticas entre outras.

Realizada desde 2015, a premiação cresceu ao lado dos índices educacionais de Fortaleza. Em sua primeira edição, por exemplo, foram apenas 32 escolas premiadas, com um valor total distribuído de R$ 500 mil. Em 2020, 167 escolas acabaram agraciadas e as premiações, em forma de incentivo, superaram os R$ 3 milhões.

Fundeb

Ainda no evento, Izolda Cela mostrou preocupação com um possível retrocesso envolvendo o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Em pauta na Câmara dos Deputados acerca de um projeto de lei para sua regulamentação, o fundo, que por pouco não foi extinto em setembro deste ano, passou a correr novos riscos. “Tenho um tanto de apreensão em relação ao assunto. Tenho medo de um retrocesso. O governo federal tem dado sinais que não são muito tranquilizadores em relação a educação e sua importância para o país. O Fundeb é uma política absolutamente essencial para que estados e municípios sigam avançando”, finalizou.