Campanha destaca atendimento humanizado em unidades da rede estadual

17 de dezembro de 2020 - 15:50 # # # # #

Jéssica Fortes - Ascom HM

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) tem como missão prestar um atendimento humanizado à população cearense. Como forma de reforçar a importância do cuidado com as pessoas, o secretário da Saúde do Ceará, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), lançou a campanha “Aqui tem gente que Cuida de você”. A iniciativa contempla todas as unidades da rede estadual, que receberão placas simbólicas.

Nesta quinta-feira (17), a ação aconteceu no Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM). Em visita à unidade, o titular da Saúde ressaltou a importância do projeto. “A campanha tem a cara da Saúde do Ceará, tem a cara dos nossos profissionais. Precisamos mostrar para a população que aqui tem gente que cuida. Cuida com competência, cuida com transparência, cuida com dedicação, cuida com humanização”, explicou Dr. Cabeto.

A foto da assistente Social Sílvia Leite estampa uma das placas fixadas no HM. Para ela, foi uma alegria participar da campanha. “Eu me sinto realizada em trabalhar aqui e fiquei feliz com o convite. Estou representando vários profissionais que se dedicam diariamente a ajudar as pessoas”, descreveu.

Lean nas Emergências

Referência no tratamento de doenças cardíacas e pulmonares de alta complexidade, o HM está há quase um mês sem macas com pacientes nos corredores da Emergência. Esta é uma das conquistas alcançadas com o projeto Lean nas Emergências, metodologia responsável por otimizar fluxos e melhorar o atendimento à população.

“Esse é um momento simbólico para todos nós. Este hospital tem sido muito importante para o acolhimento das pessoas durante a pandemia e acabou de apresentar os melhores resultados do País no Projeto Lean nas Emergências, reduzindo o tempo de internação na emergência. Essa campanha é, também, uma forma de demostrar nossa gratidão”, completou o secretário.

O diretor-geral do HM, Daniel de Sousa, destaca o papel dos profissionais da unidade para o êxito do hospital no projeto Lean. “O que nós fizemos foi envolver e integrar ainda mais os profissionais e o resultado tem sido esse, um atendimento mais humanizado, focado no cidadão”, ressaltou.

A humanização atendimento é um dos pilares da Plataforma de Modernização da Saúde da Sesa. Criado em 2019, o projeto possibilita um planejamento integrado para promover a saúde individual e coletiva e melhorar a qualidade de vida dos cearenses.