Campanha contra Febre Aftosa se encerra neste sábado (19)

18 de dezembro de 2020 - 10:51 # # # # #

Julyana Silveira - Ascom Adagri

A segunda etapa de vacinação contra Febre Aftosa no Ceará está na reta final. Os criadores cearenses têm até sábado (19) para adquirir a vacina nas revendas autorizadas. A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada a Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), reforça que a vacinação é obrigatória para todos os animais com até 24 meses de idade.

Além do prazo para aquisição da vacina, os criadores devem ficar atentos também a declaração dos animais vacinados até o próximo dia 05 de janeiro. “Para o Ceará alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação precisamos vacinar todos os nossos bovinos e bubalinos de até 24 meses de idade. E não é só comprar a vacina e vacinar. A declaração também é obrigatória e chamo atenção para isso”, reforça o coordenador da Campanha na Adagri, Joaquim Sampaio.

Por conta da Pandemia do novo coronavírus a recomendação é que a declaração seja realizada de forma virtual no Portal do Produtor. No site da Agência o produtor deve acessar a aba de Serviços e clicar no Portal do Produtor.

Na impossibilidade da declaração ser realizada por meio virtual, o produtor pode fazer de forma presencial, em uma das 40 unidades de atendimento da Adagri ou nos escritórios dos parceiros: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Secretarias Municipais de Agricultura e nos escritórios conveniados da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec).

Sobre a Febre Aftosa

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus, altamente contagiosa que atinge os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Basta apenas um foco desta doença (uma propriedade atingida) para haver restrição ao mercado tanto internacional como nacional, já que animais e produtos de origem animal ficam proibidos de serem comercializados para países livres ou áreas livres de febre aftosa. E a vacinação é a forma mais eficiente, prática e barata de prevenção.

 

Ouça:

Os criadores também devem atentar para o prazo da declaração dos animais vacinados, que vai até o dia 05 de janeiro.

Sobre o assunto, fala o coordenador estadual da campanha de vacinação contra a febre aftosa, Joaquim Sampaio.