Sesa lança guia com orientações para implantação dos observatórios municipais de causas externas

18 de dezembro de 2020 - 16:25 # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP - Texto
Deborah Muniz - Arte Gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) disponibiliza, em parceria com a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), um guia com orientações para implantação dos observatórios de causas externas. O material é voltado para gestores de saúde dos municípios cearenses.

Óbitos por causas externas incluem homicídios, suicídios, acidentes de trânsito, afogamentos e quedas acidentais. A ideia dos Observatórios Municipais de Causas Externas é reunir e analisar informações confiáveis acerca dessas ocorrências a partir da coleta de dados nas áreas da saúde, segurança pública e em departamentos de trânsito. Isso possibilita a definição de indicadores e o monitoramento de políticas públicas por meio da identificação de fatores de risco em nível local.

O guia apresenta as condições necessárias para implantação e organização dos observatórios, como fatores físicos, atribuições da equipe técnica, estruturação do trabalho e registro de informações. Clique aqui e confira o guia.

Pioneiro no estado, o projeto dos Observatórios Municipais de Causas Externas foi implantado em 2018. Juazeiro do Norte, Russas e Sobral já contam com os equipamentos. As experiências dos municípios foram apresentadas na I Mostra de Experiências dos Observatórios Municipais de Causas Externas, na última terça, 15. Clique aqui e assista o evento.