Gestores da SSPDS se reúnem com representantes das AISs para fortalecer diretrizes voltadas à redução da criminalidade

7 de janeiro de 2021 - 17:57 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Foto

A inteligência e a integração são dois pilares fundamentais e que regem o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). Como um dos focos principais da nova gestão, que é o fortalecimento no combate aos crimes contra a vida e a rápida elucidação de delitos dessa natureza, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, se reuniu com os chefes das vinculadas e representantes das 22 Áreas Integradas de Segurança do Estado, na tarde desta quinta-feira (7) e nessa terça-feira (5), na sede da pasta. As reuniões, que já ocorrem periodicamente, é uma forma de alinhar todas as medidas, sejam elas preventivas ou ostensivas.

“Essas reuniões realizadas esta semana contaram com a alta cúpula da segurança pública do Estado do Ceará. As reuniões, em razão da pandemia, foram realizadas de forma virtual, e participaram todos os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar de cada uma das Áreas Integradas Segurança do Estado do Ceará. Foram examinados e analisados os resultados dessas áreas durante o ano de 2020 e também foram colocadas as metas de redução dos índices de criminalidade para o ano de 2021”, ressaltou Sandro Caron.

O secretário executivo da SSPDS, Paulo Sérgio Braga; o delegado geral da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Marcus Rattacaso; o coronel comandante geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Márcio de Oliveira; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), José Helano Matos; o coordenador de Inteligência (Coin) da SSPDS; delegado Nelson Pimentel; e a coordenadora de Planejamento Operacional (Copol), delegada Socorro Portela, participaram das reuniões.

“Foram explanadas as prioridades da atuação da segurança pública e quais serão as diretrizes e também orientações a serem adotadas em caráter de urgência para as quedas dos índices de criminalidade do Estado do Ceará. Importante destacar também que optamos por fazer justamente na primeira semana do ano, já para que essas medidas em caráter emergencial sejam adotadas a partir da primeira semana do ano de 2021, completou.

Respostas rápidas

A exemplo dessa linha seguida pela Secretaria da Segurança Pública do Ceará e vinculadas estão as quatro ações policiais integradas em regiões diferentes do Estado, que resultaram em prisões e apreensões por homicídios nos últimos dias. Um dos casos ocorreu em Camocim, quando nessa segunda-feira (4), policiais militares lotados no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam um adolescente de 17 anos, suspeito de matar uma vítima de 13 anos.

Conforme investigação realizada pela Delegacia Regional de Camocim – unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) – o menor teria cometido o ato após se desentender com a vítima. Em depoimento, o suspeito afirmou que a vítima não teria pagado um valor combinado entre os dois. Por esse motivo, o adolescente diz ter cometido o ato infracional.

Já no Sul do Estado, na cidade do Crato, ações das Polícias Civil (PCCE) e Militar (PMCE) do Ceará resultaram nas prisões de três homens e nas apreensões de armas e drogas no dia 4 de janeiro. As capturas aconteceram nos bairros Barro Branco e Centro na cidade do Crato, pertencente à Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Ceará.

Na ação desenvolvida por policiais civis da Delegacia Regional do Crato, na Área Integrada de Segurança 19 (AIS 19) do Estado, dois homens suspeitos de um homicídio e uma tentativa de homicídio, ocorrido no último sábado (2), foram presos. Os homens foram identificados por Ismael de Sousa Nogueira (19), mais conhecido como “Mael”, que possui antecedentes criminais por furto, tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, e JonathaAldenor Vieira dos Santos (19), o “Joninha”, que já possui antecedentes criminais por roubo.A dupla é suspeita de executar um homem identificado como Raimundo Pereira de Sousa Neto (27). O crime ocorreu na Rua do Cruzeiro, no bairro Pinto Madeira.

Já durante uma ação rápida da Polícia Militar do Ceará (PMCE), também no dia 4, foi feita a prisão em flagrante de Danilo Morais Arraes (35), sem antecedentes criminais. O homem estava em uma unidade hospitalar, quando foi abordado pelos policiais militares. Ele foi preso horas após a morte de André França Sobreira (31), sem antecedentes criminais, da qual Danilo é suspeito. O crime teria sido motivado após discussões por cobranças financeiras, conforme os primeiros levantamentos colhidos.

Ainda na Região Sul, na cidade de Jati, um homem suspeito de cometer um triplo latrocínio foi preso após uma ação conjunta de policiais civis e militares. A integração entre as duas instituições foi fundamental para a elucidação dos homicídios. José Borges foi preso por policiais militares no domingo (3), suspeito de invadir a casa de uma mulher portando uma faca de serra. “Cabecinha”, como é conhecido, ameaçou a mulher moradora do local, bem como suas filhas. Um fato que chamou atenção é que a vítima foi professora do suspeito quando criança.

Após luta corporal, a mulher conseguiu se desvencilhar do homem e pediu socorro na rua. O próprio indivíduo chegou à parte externa da casa e tentou ludibriar os populares afirmando que não sabia do que se tratava, negando qualquer participação no crime. Logo após ser acionada, a Polícia Militar chegou ao local e prendeu “Cabecinha” em flagrante. Ele foi levado à Delegacia Regional de Brejo Santo, onde foi autuado por tentativa de roubo.

O ‘modus operandi’ do homem levantou suspeitas, diante da semelhança ao caso ocorrido em outubro do ano passado, quando três pessoas foram mortas a faca, também em Jati. Por meio de diligências e oitivas feitas com o suspeito, os policiais civis da Delegacia Regional de Brejo Santo colheram novos indícios sobre o crime. “Cabecinha” teria ingerido bebida alcoólica e entrado nas casas das três vítimas na noite do dia 31 de outubro. Em depoimento, ele confessou.