SOP implementa painel de Business Intelligence para assegurar transparência nas informações

11 de janeiro de 2021 - 12:35 # # #

Airton Lima Júnior - Ascom SOP

A fim de garantir um acesso mais fácil e um melhor compartilhamento das informações, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) trabalha na implantação de uma ferramenta de análise que ajuda o gestor público na tomada de decisões. Conforme o diretor de Planejamento e Gestão da SOP, Arnoudo Alves, ela funciona como um painel visual projetado através de Business Intelligence Systems (BI) e contém informações, métricas e indicadores da autarquia, com dados de edificações, rodovias e aeroportos. A ideia é que ela esteja disponível para uso interno no início de 2021.

O dashboard permite um alcance mais rápido para que certas resoluções sejam tomadas, com qualidade e eficiência. Isso possibilita potencializar e otimizar processos internos tanto de empresas como de entidades públicas. E também facilita o acesso e o compartilhamento de informações que darão suporte à gestão, permitindo ainda a análise em tempo real com navegação rápida, proporcionando entregar resultados corretos e identificar oportunidades nas operações.

Segundo Arnoudo Alves, com a chance de estruturar as informações, refinar, avaliar e a orientá-las estrategicamente, o órgão pode aumentar a margem de controle sobre as obras de rodovias e de edificações. Essas informações são representadas com fácil compreensão visual, com suporte de gráficos e tabelas para mostrar indicadores e métricas.

“Trazer o BI, ferramenta de consumo de dados, é uma maneira estratégica e inteligente de modo que superintendentes, diretores, gerentes possam ter uma visão macro e resumida que auxiliará a tomada de decisões mais assertivas naquele momento”, destaca o gerente de Tecnologia de Informações da SOP, Márcio Roberto.

Significados

Dashboards – são painéis que mostram métricas e indicadores importantes para alcançar objetivos e metas traçadas de forma visual, facilitando a compreensão das informações geradas.

Business Intelligence (BI) – são tipos de software de aplicativo que coletam e processam grandes quantidades de dados não estruturados de sistemas internos e externos, incluindo livros, jornais, documentos, registros médicos, imagens, arquivos, emails, vídeos e outras fontes comerciais.