Projeto da SOP ganha classificação máxima em Eficiência Energética para implantação das sedes da Sema e Semace

13 de janeiro de 2021 - 10:45 # # # # # #

Airton Lima - Ascom SOP

Sustentabilidade é um princípio que norteia diversos projetos para equipamentos públicos do Estado desenvolvidos através da Superintendência de Obras Públicas (SOP). E nada mais significativo que ele se torne ainda mais relevante no contexto pensado para implantação das futuras sedes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), especialmente na área relacionada aos projetos luminotécnicos de edificações.

O empreendimento, mesmo ainda em fase de planejamento, já foi reconhecido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), coordenado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e executado pela Eletrobras. O Projeto Sema / Semace ganhou o Selo A de Eficiência Energética, na modalidade Procel Edifica, em que o programa avalia, além do projeto arquitetônico, os sistemas elétricos, de iluminação e climatização adotados em edificações residenciais e comerciais, de serviços e públicas. O desenvolvimento desse projeto ficou a cargo do arquiteto da SOP, Adriano Seoane.

“A certificação do Procel, além de muito simbólica, confirma a premissa maior desse projeto, que é a sustentabilidade. Desde a concepção tudo teve que ser pensado de modo a permitir que ele fosse uma referência nesse quesito, para a esfera pública estadual e até mesmo a federal”, explica a diretora de Projetos de Edificações da SOP, Aline Cordeiro.

Especificamente, o Projeto Sema/Semace alcançou o nível A de maior eficiência quanto ao consumo de energia otimizado, com base na análise técnica do Procel em três categorias: envoltória, na qual foi analisado o projeto de reforma do edifício e suas características de fachada e cobertura; iluminação, na qual foram avaliados os projetos luminotécnicos e potências de iluminação a serem instaladas nos ambientes da edificação; e climatização, que considera a análise dos sistemas de condicionamento de ar, controle de temperatura, cargas térmicas e tipos de tubulações previstos no projeto do equipamento público.

As novas sedes da Sema e Semace devem ser implantadas no complexo de prédios que hoje compõem o Centro Administrativo Governador Virgílio Távora, no bairro Cambeba, em Fortaleza.

 

Ouça:

A diretora de Projetos de Edificações da SOP, arquiteta Aline Cordeiro, fala sobre o reconhecimento.