São Gonçalo do Amarante: Cagece passa a operar sistema de esgotamento sanitário no distrito de Croatá

25 de janeiro de 2021 - 10:44 # # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) recebeu, neste mês de janeiro, o sistema de esgotamento sanitário no distrito de Croatá, em São Gonçalo do Amarante. A obra foi executada pela Prefeitura do Município e entregue à Cagece. que irá operar o novo sistema na localidade que antes não dispunha do serviço de coleta e tratamento de esgoto. Ao serem interligados à rede coletora, cerca de seis mil habitantes serão beneficiados com o serviço.

O sistema de esgotamento sanitário de Croatá conta com quatro sub-bacias, uma estação de tratamento de esgoto com tecnologia de lagoa de estabilização e uma rede coletora que irá atender duas mil ligações, representando aproximadamente 80% de cobertura de rede de esgoto no distrito. “Croatá já partiu na frente de várias localidades no alcance das metas de universalização do esgotamento sanitário impostas pelo novo marco legal do saneamento”, destacou Carlos Salmito, superintendente de negócios da Cagece para a região norte.

Atualmente a Cagece realiza um trabalho de verificação das interligações dos imóveis à rede coletora. De acordo com o gerente da companhia na região da Bacia do Curu e Litoral, Edimilson Macêdo, equipes socioambientais da companhia realizam também trabalho porta a porta para conscientização da população local explicando sobre o funcionamento do sistema de esgotamento, importância do serviço para a saúde e meio ambiente e sobre a tarifa da companhia. “Assim que terminarmos essa etapa, a unidade dará início ao faturamento na localidade”, acrescentou.