Diagnóstico de icterícia neonatal no Hospital Regional Norte é acelerado com tecnologia; custos são reduzidos

28 de janeiro de 2021 - 15:53 # # # #

Teresa Fernandes - Ascom HRN - Texto e Foto

O equipamento permite a leitura de bilirrubina sem precisar de uma amostra sanguínea

Referência em urgências e emergências pediátricas, o Hospital Regional Norte (HRN), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado do Ceará e administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), atende casos de crianças com icterícia neonatal. A doença, que acomete bebês a partir do terceiro dia de vida, é causada quando os níveis de bilirrubina no sangue, um pigmento amarelo, são altos. Para dar celeridade ao diagnóstico da icterícia, o HRN adquiriu um bilirrubinômetro cutâneo a partir de doação.

O equipamento, quando posicionado na testa do bebê, permite a leitura de bilirrubina sem precisar de uma amostra sanguínea. A bilirrubina é produzida quando o fígado decompõe glóbulos vermelhos velhos e normalmente é removida do corpo por meio das fezes e de uma pequena porção na urina. A icterícia se manifesta em cerca de 60% dos recém-nascidos e não tem sintomas adicionais, mas precisa ser detectada e controlada rapidamente.

Além de acelerar o diagnóstico, o equipamento, comprado após doação financeira da empresa Grendene, possibilitará redução de custos em exames de sangue. “O bilirrubinômetro traz um resultado imediato e sem custos adicionais”, afirma a diretora de gestão e atendimento em exercício do HRN, Sabrina Becker.

Assistência a bebês

O médico neonatologista Carlos Augusto Assunção Monteiro avalia que muitos são os benefícios para a assistência a bebês. Segundo ele, o equipamento também auxilia na tomada de decisão médica e diminui tempo de internação dos pequenos. “O equipamento permite indicar a internação ou alta precoce da criança”, ressalta.

José Wandemberg Silva Figueiredo, também médico neonatologista, completa que a tecnologia na neonatologia é essencial para os diagnósticos. “É importante porque otimiza o tempo de internamento e promove uma terapia mais rápida”, diz. Os exames laboratoriais continuarão sendo necessários em casos de altos níveis de bilirrubina.

A icterícia neonatal prolongada deve ser investigada para descartar doenças graves. É importante que a condição seja acompanhada e tratada, pois quando a quantidade de bilirrubina se torna excepcionalmente alta, o sistema nervoso central pode ser atingido pela substância, trazendo outras complicações.

A doença também pode surgir em casos de incompatibilidade sanguínea entre o bebê e a mãe quando há diferença entre os tipos sanguíneos e o organismo da criança passa a destruir uma quantidade muito maior de glóbulos vermelhos. Outro motivo possível é a dificuldade de amamentação.