Webconferências debatem aspectos técnicos e sociais da vacinação contra a Covid-19

28 de janeiro de 2021 - 16:51 # # # # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE - Texto
Deborah Muniz - Arte Gráfica

A imunização contra a Covid-19 no Ceará está em curso. Objetivando a partilha de informações com fontes confiáveis e profissionais de referência na área da saúde local e nacional, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza duas webconferências nesta semana com foco em diferentes aspectos da vacinação contra o coronavírus.

A primeira live ocorre nesta quinta-feira (28), com o tema Imunização contra a Covid-19: o que todo profissional de saúde precisa saber. Três tópicos serão abordados: “vacinas contra a Covid-19”, “imunogenicidade na Covid-19 e na vacina” e “programa de vacinação em Fortaleza”. O evento será realizado com apoio da Prefeitura de Fortaleza e da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep).

Participam da transmissão o consultor em infectologia da ESP/CE, Keny Colares, a médica assistente do Hospital Infantil Albert Sabin (Hias), Janaira Severo, e a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza (SMS), Vanessa Soldatelli.

No que diz respeito às vacinas contra a doença, Keny Colares adianta que a conversa abordará um panorama dos avanços obtidos ao longo dos últimos anos no campo da produção dos imunizantes. “Explicaremos o que essas vacinas têm em comum e quais suas diferenças, além de ouvirmos as principais dúvidas e transmitirmos mais informações para que os profissionais se sintam preparados para atuar lá na ponta nesse processo tão importante que é a imunização”, diz.

Covid-19 e razões para vacinar

A segunda transmissão vai ao ar nesta sexta-feira (29), e tratará da temática “Covid-19 e razões para vacinar”. A convidada será a mestra e doutora em Neurociências Mellanie Fontes-Dutra. A biomédica é pós-doutoranda em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordena a Rede Análise Covid-19, grupo nacional de pesquisadores voluntários no enfrentamento da doença.

A mediação será feita pela coordenadora do Centro de Extensão em Saúde (CEESA) da ESP/CE, Luciana Lopes. A webconferência será transmitida pelo canal do youtube da ESP/CE a partir das 9h30.

Serviço

Webconferência
Tema: “Imunização contra a Covid-19: o que todo profissional de saúde precisa saber”
Quando: quinta-feira (28)
Horário: 19h30
Convidados: Keny Colares (consultor em infectologia da ESP/CE), Janaira Severo (médica assistente do Hospital Infantil Albert Sabin) e a Vanessa Soldatelli (coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal da Saúde de Fortaleza).
Assista no canal da ESP/CE no Youtube

Webconferência
Tema: “Covid-19 e razões para vacinar”
Quando: sexta-feira (29)
Horário: 9h30
Convidado: Mellanie Fontes-Dutra (biomédica e coordenadora da Rede Análise Covid-19)
Assista no canal da ESP/CE no Youtube