Três espingardas são apreendidas em fábrica clandestina de armas em Santana do Acaraú

29 de janeiro de 2021 - 17:08 # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Uma ação da Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou na prisão de um homem e na apreensão de três armas de fogo, além de outros materiais utilizados na fabricação de armamentos. A captura ocorreu nessa sexta-feira (29), no bairro Alto da Liberdade, em Santana do Acaraú, na Área Integrada de Segurança 14 (AIS 14) do Estado. Há suspeita que o local onde o armamento foi encontrado funcionava uma fábrica clandestina de armas.

Equipes da PMCE, integrantes da Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) de Sobral, receberam denúncias sobre um possível confronto entre grupos rivais que aconteceria na cidade. Diante da informação e com apoio de composições do Comando Tático Rural (Cotar), também da PMCE, as equipes montaram uma estratégia e se deslocaram até o endereço indicado. Foram feitas incursões nos bairros onde poderia acontecer o conflito, e vários locais foram vistoriados.

Em determinado momento, as equipes perceberam quando alguns indivíduos fugiam, pulando muros de residências, e foi feito o acompanhamento tático. Em um dos imóveis que foi revistado, os militares encontraram três espingardas artesanais calibre .12, com munições, além de ferramentas e maquinários utilizados na fabricação de armas de fogo.

Ao todo, foram apreendidas 30 munições, uma máquina de solda, duas furadeiras de mão, uma peça de rifle e vários utensílios como parafusos, disco de lixadeira, espoleta e pólvora. Questionado sobre o material encontrado, o proprietário da residência, identificado como Francisco Leonardo Alves (28), com passagens por ameaça e roubo, confessou ser o dono das armas e confirmou que fabricava o material para comercialização.

Diante o exposto, o suspeito e o material encontrado foram conduzidos até a Delegacia Regional de Sobral, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), onde foi instaurado um inquérito. O suspeito foi autuado por comércio ilegal de arma de fogo. O procedimento foi transferido para a Delegacia Municipal de Santana do Acaraú, que dará continuidade às investigações com o intuito de identificar outros partícipes do crime.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o telefone (88) 3644-1565, da Delegacia Municipal de Santana do Acaraú. O sigilo e o anonimato são garantidos.