Dragão do Mar promove live de lançamento de projeto que retrata moradores do Poço da Draga

1 de fevereiro de 2021 - 17:15 # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza conversa ao vivo com o fotógrafo, retratista, educador e artista visual Luiz Santos sobre o lançamento da galeria virtual DRAGALERIA (www.dragaleria.com). A live ocorre nesta segunda-feira (1º), às 19h, no canal do Dragão do Mar no Youtube (www.youtube.com/dragaodomarcentro) e contará com a presença de moradores da comunidade do Poço da Draga.

O projeto retrata a história da comunidade Poço da Draga, localizada próxima ao Centro Dragão do Mar, por meio dos moradores retratados por fotografias em lambe-lambe pelo fotógrafo Luiz Santos. “Retratar rostos é retratar pessoas com nomes, com lugar social, com histórias a serem contadas. Ao retratar cada pessoa, retrata-se, ao mesmo tempo, o coletivo, o que faz fortalecer os sentimentos de pertença e também de reciprocidade”, relata o idealizador do projeto.

Na Dragaleria, além dos retratos em lambe-lambe, podem ser encontradas curiosidades, comentários, recados, revelações e confidências dos moradores da comunidade. Segundo Luiz Santos, o projeto nasceu em 2018 a partir de uma residência artística iniciada pelo fotógrafo. Após a aprovação do projeto no edital da Lei Aldir Blanc da Prefeitura de Fortaleza, em 2020, o artista finaliza com o lançamento do site e exposição virtual do material artístico.