Polícia Civil indicia servidora suspeita de fazer empréstimos usando documentos de pacientes em Icó

3 de fevereiro de 2021 - 10:43 # # #

Ascom PCCE

Investigações da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da Delegacia Regional do Icó, resultaram no afastamento de uma servidora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Icó, na Área Integrada de Segurança 21 (AIS 21). O desligamento ocorreu na tarde desta terça-feira (2), após as investigações apontarem que a suspeita contraiu empréstimos bancários em nomes de pacientes que estavam internados na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da UPA.

A enfermeira, de 36 anos, foi identificada como a responsável por contrair um empréstimo em uma financeira, no valor de cerca de R$ 3,6 mil, em nome de uma mulher de 35 anos que estava internada no local. Para concretizar o crime, a mulher tirou uma foto dela segurando o documento da vítima e solicitou o empréstimo de forma digital. Conforme o delegado Glauber Ferreira, titular da Delegacia Regional de Icó, devido ao período de pandemia, algumas financeiras estão realizando esse tipo de serviço de forma virtual. “O interessado envia os dados e solicita o empréstimo, que passa a ser cobrado junto com a conta de energia”, explicou o delegado.

Ainda conforme Glauber, o caso foi registrado há menos de um mês, quando a vítima passou a receber as cobranças da financeira. “Logo que soubemos do caso, iniciamos a investigação e descobrimos a responsável pelo crime. Continuamos com as apurações para identificar outras vítimas, visto que no período em que a suspeita trabalhou no local, mais de 400 pessoas foram internadas. Investigamos ainda se existem outras pessoas atuando em conjunto com a suspeita”, disse Glauber.

Na tarde de hoje, após representação da PCCE ao Poder Judiciário, foi expedida a ordem de afastamento imediato da suspeita da condição de funcionária da UPA. A mulher já foi desligada das funções, como resultado da ordem judicial. A Polícia Civil segue investigando os fatos. Caso outras pessoas identifiquem cobranças não autorizadas que tenham similaridade com a investigação em curso, a PCCE orienta as vítimas que compareçam à sede da delegacia para registrar o fato.

Denúncias

A Polícia Civil ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o número (88) 3561-5551, da Delegacia Regional de Icó. O sigilo e o anonimato são garantidos.