Cagece realiza melhorias no abastecimento de Chaval e Barroquinha

4 de fevereiro de 2021 - 10:37 # # # # # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) concluiu a primeira etapa de uma grande obra que beneficia cerca de 30 mil pessoas nas cidades de Chaval e Barroquinha. Nesta fase, foram substituídos 2km de tubulação da adutora que leva água do açude Itaúna, localizado no município de Granja, à estação de tratamento da cidade. Para a obra, a companhia investiu cerca de R$ 1,1 milhão oriundos de recursos próprios.

A primeira fase contemplou o trecho mais crítico da adutora e já apresenta melhoras no abastecimento. Na segunda etapa, será substituído 1,5km da adutora. Com o serviço, mesmo em casos pontuais de paralisações, o tempo de equilíbrio no abastecimento passa a ser menor, pois com a melhoria agora pode-se aumentar a pressão na rede.

As cidades de Chaval e Barroquinha apresentavam dificuldades na continuidade no abastecimento devido a ocorrências de oscilação de energia e rompimentos na antiga adutora. Conforme Rômulo Marques, coordenador de serviço e expansão, a obra é uma grande conquista para para a cidade, já que melhora a prestação dos serviços e dá maior garantia de continuidade.

Rômulo explica que esse investimento implica em melhorias nos índices de perdas e de continuidade, já que previne ocorrências de vazamentos, e permitirá, ainda, ampliar a vazão em até 150m³/h. “A gente deu um grande passo para melhorar o atendimento ao cliente. Com essa obra vamos dar uma assistência maior à população. Outro ponto importante é que possibilita ampliar a nossa cobertura, devido ao aumento da vazão com a nova adutora, que permite explorar maior vazão e atender um horizonte populacional maior”, disse.