23ª Praça Mais Infância do Estado é entregue no município de Itapipoca

5 de fevereiro de 2021 - 18:16 # # # # #

Wiarlen Ribeiro - Ascom Gabinete da Primeira-Dama Texto
Thiara Montefusco e Ariel Gomes Fotos

A Praça Mais Infância de Itapipoca, na Região do Vale do Curu, foi entregue, nesta sexta-feira (5), de forma virtual, para a população do município. Acompanhada do secretário executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, e do deputado Antônio Granja, a primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, conduziu a solenidade que teve participação remota do prefeito do município, Felipe Pinheiro. Somando com todas as entregas realizadas pelo Programa Mais Infância Ceará desde 2015, já são 270 equipamentos públicos. “Entregamos hoje esse espaço de lazer para as crianças do município. É mais um equipamento para que elas possam brincar e se desenvolver”, afirmou Onélia Santana.

A Praça Mais Infância de Itapipoca tem uma área total de 2.400 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para piquenique e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito. Na ocasião, é entregue também kits com redes e bolas de basquete, vôlei, futsal, espiribol. “O Estado entrega esse equipamento que permite, através de várias atividades, o desenvolvimento infantil das crianças do município. Com ele, é possível também proporcionar a convivência entre a comunidade”, salientou o secretário executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, a Praça Mais Infância auxilia na formação de uma comunidade saudável. “Com essa praça, não está sendo feito apenas um investimento financeiro, mas sobretudo humano, trazendo uma participação das crianças e da juventude, no sentido de ocupar o espaço público. Isso faz com que o Estado previna para que futuramente essas pessoas não estejam no caminho da criminalidade”, destacou.

Acompanhado da primeira-dama do município, Liziane Medeiros, e da secretária de Proteção Social de Itapipoca, o prefeito Felipe Pinheiro agradeceu a parceria com o Governo do Ceará. “Para nós que fazemos a gestão de Itapipoca é um momento de muita felicidade porque a Praça Mais Infância é a primeira obra que estamos entregando. Só tenho a agradecer a parceria do Estado com o nosso município, que tem proporcionado o lazer para as nossas crianças”, aponta.

Investimento

O equipamento foi construído por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), com o investimento total de R$ 1.007.064,98, sendo 80% financiado pelo Governo do Ceará através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e 20% do município, que também cede o terreno para a construção da praça, como contrapartida.

Educação Ambiental

Desde o ano passado, durante a entrega de equipamentos do Programa Mais Infância Ceará, o plantio de árvores frutíferas e ornamentais nativas de cada região do Estado vem sendo realizado nos municípios cearenses. A iniciativa tem o intuito de despertar na criança a importância do ecossistema, garantir o espaço do brincar mais agradável e estimular o desenvolvimento infantil. Com a pandemia, a ação está sendo realizada de forma virtual, em que são ofertas mudas no ato da solenidade, e tem o intuito de promover a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável, além de contribuir para o bem-estar de uma infância saudável. A plantação é realizada por meninos e meninas com o auxílio de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), que também doa mudas para a população local.

Municípios contemplados

Além de Itapipoca, Aquiraz, Amontada, Acaraú, Camocim, Canindé, Cascavel, Caucaia, Crateús, Crato, Granja, Icó, Juazeiro do Norte, Maranguape, Maracanaú, Mauriti, Pacatuba, Pentecoste, Quixadá, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, Sobral, Viçosa do Ceará, mais 10 locais receberão a Praça Mais Infância: Acopiara, Boa Viagem, Fortaleza (3), Icapuí, Iguatu, Itarema, Tianguá e Trairi. O equipamento integra o pilar “Tempo de Brincar” do Programa Mais Infância Ceará.

 

Ouça:

Onélia Santana falou da importância do espaço para as crianças.

O secretário-executivo da Proteção Social, Francisco Ibiapina, falou do potencial do equipamento para o desenvolvimento das crianças.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão, a Praça Mais Infância auxilia na formação de uma comunidade saudável.

O prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, agradeceu a parceria com o Governo do Ceará.