Disque-Denúncia 181 da SSPDS recebeu 6.695 registros em 2020

8 de fevereiro de 2021 - 09:57 # # # # # #

Ascom SSPDS

O Disque-Denúncia é um serviço disponível para população e funciona por meio de ligação telefônica para o número 181, que é um canal de utilidade pública gratuito e com garantia de sigilo

O Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) recebeu 6.695 denúncias por meio telefônico em 2020. Em média, a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, que gerencia as ligações recebidas pelo 181, cadastrou mais de 18 denúncias por dia e em média 558 por mês. As principais denúncias foram relacionadas ao tráfico de drogas, armas de fogo, assim como informações sobre crimes de estelionato, contrabando e crime ambiental. O balanço demonstra que, cada vez mais, a população tem utilizado o serviço para colaborar com as ações policiais.

Segundo o secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Sandro Caron, o serviço é de fundamental importância pela interação da sociedade com a segurança pública. “Reforço à sociedade o nosso pedido de que haja uma permanente colaboração do cidadão com as polícias e com os demais órgãos de Segurança Pública do Estado”, frisou o titular da SSPDS. Caron reforça a confiança da população no serviço. “É um princípio nosso de atuação no serviço de Disque-Denúncia, garantir o anonimato de quem passa as informações, ou seja, preservamos a segurança de todos os cidadãos e cidadãs cearenses que colaborarem com a segurança pública. A partir dessas informações recebidas, conseguimos realizar prisões de homicidas e traficantes e apreensões de drogas. Realizamos também apreensões de armas e obtivemos sucesso em várias operações da Polícia Civil e da Polícia Militar em todo Estado do Ceará”, afirma.

O Disque-Denúncia é um dos canais de denúncias ofertados pelas forças de segurança pública do Ceará, que colaboram na efetividade do trabalho policial na realização de um maior número de prisões e apreensões. A população pode repassar informações específicas sobre suspeitos ou informações que precisam de checagem mais apurada, sendo necessário realizar diligências para identificar o alvo.

Disque-Denúncia

O Disque-Denúncia atende pelo número 181 e as ligações são gratuitas. O serviço é oferecido 24 horas por dia e as informações sigilosas para preservar o denunciante são tratadas pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS. Tanto unidades da Polícia Militar quanto delegacias de Polícia Civil também contam com o serviço de recebimento de denúncias.
As denúncias de ocorrências que estejam acontecendo no momento da ligação do cidadão devem ser feitas pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).