‘Ciência de Dados na Saúde’ tem programação online e gratuita nos dias 10 e 11 de fevereiro

9 de fevereiro de 2021 - 15:38 # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Iza Machado - Artes Gráficas

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) realizará nos dias 10 e 11 de fevereiro o primeiro bootcamp sobre Ciência de Dados na Saúde. Serão dois dias de palestras e minicursos com foco no direcionamento da área de dados para a saúde. O evento é gratuito e acontecerá online pelo Zoom ou pelo canal do Íris – Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará no Youtube, a partir das 16h. Inscreva-se aqui.

O coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) da Sesa, Ramsés Felipe de Oliveira, afirma que a pandemia pela Covid-19 potencializou algumas estratégias. A ciência de dados, ele conta, foi uma forte aliada na divulgação e na transparência de ações de enfrentamento à doença. Durante o evento, as análises descritivas, diagnósticas e até preditivas (identificação da probabilidade de resultados futuros, a partir de dados históricos) feitas pela equipe da pasta da saúde serão compartilhadas.

“No bootcamp, nós apresentaremos as estratégias adotadas pela Sesa durante a pandemia, bem como disseminar a ciência de dados na área da saúde, compartilhando soluções inovadoras”, adianta Oliveira. “Esperamos que desperte ainda mais o interesse dos estudantes, pesquisadores e profissionais no segmento”, continua.

Um dos pontos mais importantes do bootcamp será a apresentação do IntegraSUS Analytics, plataforma de dados da Sesa. A ferramenta permite o acesso ao cenário atual da saúde no Ceará. “Um dos principais objetivos do IntegraSUS Analytics é auxiliar em novas análises tendo como base os dados já apresentados na plataforma. Nós criamos o sistema para facilitar novos estudos e discussões”, contextualiza o gestor.

Serviço

Bootcamp – Ciência de Dados na Saúde
Quando: 10 e 11 de fevereiro
Horário: a partir de 16h
Evento gratuito e online. Veja programação e inscreva-se em: http://bit.ly/bootcampsesa