Sesa divulga plano para enfrentamento de arboviroses em 2021

10 de fevereiro de 2021 - 16:09 # # # # # #

Suzana Mont'Alverne - Ascom Sesa - Texto
Brauliana Barbosa - Arte Gráfica

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga o Plano Estadual Integrado em Saúde para Enfrentamento das Arboviroses. O documento tem como principal objetivo estruturar ações de saúde e dar suporte à rede municipal de assistência, bem como recomendar condutas para prevenir a ocorrência de epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, chikungunya e zika.

As arboviroses são doenças preocupantes. As ocorrências frequentes podem levar a casos graves e óbitos. Transmitidas pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti, o controle do vetor é a ação mais importante para a prevenção e enfrentamento das epidemias.

“Há registro do vetor em todos os municípios do Estado. Por isso, é importante sempre reforçar junto aos gestores e população a necessidade de eliminar os focos do mosquito”, indica Raquel Magalhães, orientadora da célula de Vigilância Epidemiológica da Sesa.

O documento orienta sobre a organização das ações a serem desenvolvidas pelas áreas técnicas e estabelece o fluxo de informações epidemiológicas e vetoriais para detectar precocemente a alteração de comportamento das doenças.

“Com isso, reduziremos os surtos e teremos respostas mais rápidas às alterações no cenário”, afirma Magalhães. “A promoção de educação permanente aos profissionais e gestores é outra estratégia necessária para o enfrentamento do vetor”, complementa.

Clique e veja o plano