Papo Saúde na ESP discute natureza da novas mutações da Covid-19

15 de fevereiro de 2021 - 15:37 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Júlio Lopes Arte gráfica

A confirmação de novas variantes do coronavírus no Ceará neste mês de fevereiro aumentou as preocupações não só da população, mas dos órgãos de saúde. Possível aumento das transmissões, gravidade dos riscos de infecção e reinfecção, além da eficácia das vacinas frente a esse novo cenário que se desenha, alertam as autoridades sanitárias. Para tirar dúvidas sobre essas novas mutações da Covid-19, o Papo Saúde na ESP desta terça-feira (16) receberá o integrante da Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Ceará), Fábio Miyajima.

Realizada pela Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), a transmissão vai ao ar a partir das 19 horas no perfil do Instagram da @espceara. A mediação será feita pela supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes.

De acordo com Fábio Miyajima, essas novas linhagens do SARS-CoV-2 são mutações mais seletivas. “Essa variação tem uma capacidade maior de enganar e invadir o sistema imune, podendo causar, provavelmente, reinfecções também”, reforça o pesquisador, lembrando do potencial epidemiológico das variantes e da importância do acompanhamento da saúde pública.

Ainda segundo o cientista, diante do risco de novas infecções e reinfecções, mesmo em pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante, a população deve manter todas as medidas de proteção. “Nós vamos ter um 2021 muito mais parecido com 2020 do que um ano normal de 2019. Essa já é a realidade para este ano, mesmo com o programa de imunização”, afirma.

Live

Realizado quinzenalmente, o Papo Saúde na ESP discute com especialistas de áreas diversas temas ligados à saúde e bem-estar. A série tem como objetivo compartilhar dicas, histórias e, principalmente, boas práticas no cuidado em saúde.

A proposta também promove uma interlocução entre seguidores, que podem sugerir temas e esclarecer dúvidas. As transmissões ao vivo ocorrem quinzenalmente no perfil @espceara.

Serviço

Papo Saúde na ESP
Tema: Novas Mutações do Coronavírus
Data: terça-feira (16)
Horário: 19 horas
Convidado: Fábio Miyajima, pesquisador integrante da Rede Genômica da Fiocruz Ceará
Acesse em instagram.com/espceara