HSM tem ambulatório pioneiro no tratamento de Transtorno de Déficit de Atenção em adultos

19 de fevereiro de 2021 - 14:16 # # # # # #

Milena Fernandes - Ascom HSM - Texto
Gabriel Caúla - Artes Gráficas

O microempreendedor Thiago Célio Carioca Lima, de 37 anos, conta que sempre sentiu muita dificuldade em se concentrar e que os esquecimentos eram constantes no dia a dia. “A falta de concentração piorou, principalmente, no período em que ingressei na faculdade, onde as leituras precisaram ser reforçadas. Além disso, sempre fui bastante impulsivo, o que chegou a prejudicar a minha permanência em diversos empregos. O pior de tudo é que cheguei a usar drogas por conta da minha impulsividade e falta de controle emocional”, revela.

Há pouco mais de três meses, veio o diagnóstico. Thiago confirmou o que já imaginava. Ele tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A avaliação foi realizada no Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (ATAI) do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), unidade da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará. O Ambulatório voltado para adultos é pioneiro no serviço público do Ceará e foi criado há um ano por médicos psiquiatras e residentes em Psiquiatria da unidade. Cerca de trinta pacientes estão sendo atendidos por mês.

“Quando eu soube que existia um ambulatório acessível e de qualidade, com atendimento gratuito e com profissionais especializados, fiquei muito feliz, aliviado e esperançoso. Assim que eu iniciei o tratamento, já percebi a melhora da minha saúde mental. Hoje, me sinto mais equilibrado, com um nível de concentração maior e pensamentos mais organizados, o que permite que eu execute melhor meu trabalho”, afirma o paciente.

A médica psiquiatra Nayana Holanda, que trabalha no ambulatório, conta que os pacientes são acompanhados por uma equipe interdisciplinar formada por enfermeiros, psicólogos e psiquiatras a partir de abordagens farmacológicas e psicossociais, visando ao controle das patologias primárias e de eventuais comorbidades. “Começamos com atendimento online, depois passamos para o atendimento presencial também. Agora estamos atendendo de forma online novamente. Mas sempre com supervisão de psicólogos e psiquiatras, com atendimentos individuais e em grupo, onde eles podem trocar experiências e interagir com outros pacientes”, explica Nayana.

Sinais e sintomas

A Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA) estima que 4% da população adulta pode ter déficit de atenção; 80% dos casos tiveram início na infância. “O TDAH em adultos pode prejudicar relacionamentos, desempenho profissional e provocar baixa autoestima”, indica o médico psiquiatra e preceptor da Residência em Psiquiatria do HSM, Alexandre Sampaio.

“No adulto, esse tipo de transtorno é apresentado com pouca hiperatividade e mais desatenção. As queixas mais comuns dos pacientes com TDAH são a falta de concentração e a impulsividade, agitação física e mental, esquecimentos, descuidos, dificuldade de manter-se em um projeto de longa duração ou de realizar um planejamento de longo prazo, e acabam cedendo ao prazer imediato. Com uma capacidade executiva menor, podem optar por ações de ganho rápido, o que traz prejuízos nas áreas profissionais e acadêmicas”, pontua o psiquiatra.

O médico orienta que, ao perceber esses sintomas, deve-se buscar a ajuda de profissionais especializados. “Além da intervenção do psicólogo, os pacientes também recebem a medicação específica, prescrita por psiquiatras para aliviarem os sintomas e viverem com mais qualidade de vida e mais motivação para as tarefas do cotidiano. Com o uso correto das medicações, as chances de um bom resultado no tratamento chegam a 90%”, afirma Sampaio.

O estudante Carlos Florêncio, de 23 anos, diz que, com o atendimento recebido no ambulatório do HSM, vem melhorando o TDAH a cada dia. “Nós temos a oportunidade de ser ouvidos, compreendidos, de trocar experiências. Não é apenas um local onde você recebe uma receita para tomar determinada medicação. É um tratamento completo mesmo, onde a gente se sente acolhido de verdade”, reconhece.

Serviço

Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (Atai) – para pessoas acima de 16 anos

Os atendimentos no Ambulatório de Transtornos de Atenção e Impulsividade (ATAI) do HSM podem ser agendados pelo e-mail: ataiambulatorio@gmail.com.

Os interessados deverão enviar o encaminhamento de um médico para o e-mail acima e serão avaliados em uma consulta online pela equipe do HSM. Após esta etapa, as pessoas diagnosticadas com TDAH darão início ao tratamento recomendado, de forma remota.

E-mail: ataiambulatorio@gmail.com
Telefone: (85) 98888-8200
Endereço: Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM): Rua Vicente Nobre de Macedo, s/n – Messejana – Fortaleza – CE