Novos 387 residentes multiprofissionais em saúde iniciam formação nesta segunda (1)

1 de março de 2021 - 10:29 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP

A partir desta segunda-feira, 1º de março, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), acolhe novos 387 residentes multiprofissionais que vão compor a turma VIII do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde. A agenda de imersão desses novos profissionais segue até o dia 12 de março de forma totalmente online. Os encontros serão transmitidos diariamente nos turnos da manhã e tarde pelo canal oficial da ESP/CE no YouTube.

Ao longo dessas duas semanas, serão realizadas diversas apresentações para discutir temáticas gerais em relação à residência. As webpalestras e webconferências contarão com a participação de professores convidados de instituições locais e nacionais. A ideia é que, durante esse período, o corpo docente e de tutores da Resmulti possam alinhar a inserção dos residentes nos diversos cenários onde eles estarão vinculados nos próximos dois anos.

A programação tem início na manhã do dia 1º de março, a partir das 9 horas, com a solenidade de abertura e acolhimento “Se achega RIS”. À tarde, as atividades reiniciam às 14 horas com a Palestra Magna: O Impacto da Residência Multiprofissional no Sistema Único de Saúde. A apresentação será feita por Ricardo Burg Ceccim, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Nesta primeira semana, os residentes participarão de outras webpalestras e apresentações sobre qualificação do cenário da Educação Permanente Multiprofissional no Ceará, democracia, determinantes sociais e controle social, educação popular em saúde, reforma psiquiátrica, promoção da saúde e intersetorialidade; além de colaboração interprofissional e processos de trabalho na saúde.

Histórico

A matrícula em primeira chamada da turma VIII teve início ainda em janeiro de 2021, assim como o processo seletivo. Ao todo, foram ofertadas mais de 300 vagas para 11 programas de residência multiprofissional divididos em dois componentes: comunitário e hospitalar.

Programa de caráter interprofissional e interiorizado, a Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde da ESP/CE oferta educação em serviço, qualificando para o exercício profissional das categorias que integram a área de saúde, como Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Acesse a programação completa

Serviço

Solenidade de abertura da Imersão da Residência Multiprofissional e Uniprofissional em Saúde
Quando: segunda-feira, 1º de março
Horário: 9h
Acesse em: canal da ESP/CE no YouTube