Agentes do Detran-CE recebem capacitação para conduzir veículos off-road

2 de março de 2021 - 10:24 # # # # #

Irailton Menezes - Ascom/Detran-CE - Texto
Divulgação - Foto

Treinamento visa ampliar conhecimentos e habilidades em faixas de areia, terrenos alagados e outras situações adversas

O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) realizou, no último sábado (27), uma capacitação para agentes do órgão conduzirem veículos ‘fora de estrada’ (off-road) em situações adversas. O treinamento se deu através do Núcleo de Formação e Capacitação da Escola de Trânsito do órgão, que adotou todos os protocolos de segurança sanitária estabelecidos pelo Governo do Estado.

A iniciativa contemplou 27 servidores, que receberam as devidas orientações do instrutor Giovanni Morano, da empresa Troller, sobre a condução do veículo em terrenos alagados e pedregosos, assim como em faixas de areia, já que o Detran-CE também realiza fiscalizações nas praias do litoral cearense.

Ao todo, foram quatro etapas, onde houve a simulação em terrenos com pouca aderência, situações de atoleiros, retirada de veículos em situações de emergência, com o correto uso do guincho, e subidas e descidas em dunas, além de condução do veículo em situações de aclive, com ângulos de até 45°, que é o limite para que não haja capotamento.

“O curso tem grande valia, visto que é imprescindível aos servidores o devido conhecimento do veículo, a fim de evitar situações de risco, como capotamento, colisões ou mesmo a própria perda deste veículo. É preciso conhecer e entender as situações de risco para não se envolver e também saber resgatar os carros de populares nas referidas situações”, explica o gerente do Núcleo de Formação e Capacitação, Patrick Reis.