Porto do Pecém recebe visita técnica da Valec para discutir Transnordestina

2 de março de 2021 - 16:31 # # #

A diretoria da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. visitou nessa terça-feira (2) as instalações do terminal portuário cearense

O Diretor Presidente da Valec, André Kuhn, e o Diretor de Administração e Finanças, Márcio Lima Medeiros, foram recebidos pelo Presidente, Danilo Serpa, e por diretores do Complexo do Pecém (CIPP S/A). Na visita técnica, os profissionais da Valec conheceram todas as instalações do terminal portuário cearense, bem como assistiram a uma apresentação sobre os potenciais do Complexo do Pecém – composto por Área Industrial, Porto e ZPE Ceará.

“A Valec é uma empresa que atua na área ferroviária. E ferrovia sem portos, sem terminal, ela não funciona. Então, daí a importância de conhecermos os terminais do Brasil, especificamente o Porto do Pecém”, pontua o Diretor Presidente da Valec, André Kuhn.

A Valec é vinculada ao Ministério da Infraestrutura e tem por função social a construção e a exploração de infraestrutura ferroviária, como a Transnordestina – ferrovia aguardada como muita expectativa pelo mercado e pela sociedade em geral.

“O Ministério da Infraestrutura e a Valec tem atuado de forma a viabilizar esse empreendimento da forma mais adequada possível. Foi contratada uma consultoria pra isso, nós estamos levantando dados de todos os envolvidos, de tal forma que a gente busque uma solução que atenda os anseios da sociedade”, acrescenta André Kuhn.

O Diretor Presidente da Valec detalha também os próximos passos no processo que envolve a consultoria contratada.

“O nosso contrato de consultoria finaliza a primeira etapa em abril. Por isso, acredito que em abril nós já teremos um posicionamento das alternativas pra viabilizar esse empreendimento e dar continuidade na construção da Transnordestina”, enfatiza.

A conexão da Transnordestina ao Pecém é considerada obra essencial para o desenvolvimento social e econômico do nordeste brasileiro, apontada, inclusive, por alguns economistas como um verdadeiro divisor de águas para a economia da região.

“A construção da Transnordestina vai trazer desenvolvimento não só pro litoral, mas também pro interior do nordeste”, finaliza o Diretor Presidente da Valec, André Kuhn.

“Estamos confiantes em receber a Transnordestina no Pecém. Já dispomos de toda a infraestrutura necessária para abrigar o empreendimento, inclusive com uma área de 82 hectares já reservada. Além disso, concluímos as obras de um novo Gate, da nova ponte de acesso aos píeres e de novos berços de atracação. Ou seja, a segunda expansão do Porto do Pecém foi pensada também para atender a Transnordestina”, conclui Danilo Serpa – Presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).