Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do programa Certificação Praia Limpa

3 de março de 2021 - 09:47 # # # # #

Ascom SEMA - Texto e Arte gráfica

A Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) está com inscrições abertas para a 5ª edição da Certificação Praia Limpa. O programa do Governo do Ceará incentiva os municípios costeiros a realizar a gestão de suas orlas, avaliando ações que resultem em melhorias ambientais, sociais e econômicas das praias cearenses. “O sistema de inscrição está disponibilizada no site da SEMA ( www.sema.ce.gov.br ) e pode ser preenchida até as 17h do dia 12 de março”, informa a técnica Wersângela Duavi, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA). No portal é possível acessar todas as informações sobre o Praia Limpa.

De acordo com o secretário Artur Bruno, o programa está alinhado com as metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU. “Os 12 critérios do Praia Limpa estão alinhados com o propósito de fortalecer as relações de parcerias entre o poder público e a sociedade civil por meio de ações que contribuem, direta ou indiretamente, para atingir 12 dos 17 ODS”, disse. “Esta 5ª edição está renovando, buscando despertar o sentimento de pertencimento das sociedades locais em relação à proteção e aos cuidados com o Litoral cearense”, encerrou.

Programa

O Praia Limpa foi criado em 2007, por meio da Lei Nº 13.892. Coordenado pela SEMA, consiste na concessão de um selo de CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL para os municípios do litoral do Ceará que aderirem voluntariamente ao programa, inscrevendo suas praias para que sejam avaliadas de acordo com os critérios estabelecidos. As localidades inscritas passam por avaliação para receber um selo de qualidade atestando as condições de higiene, limpeza, segurança e conservação exigidas. Durante o ano de avaliação, a Câmara Técnica do programa visitará a praia três vezes, para monitorar os critérios.

 

Ouça:

O secretário do Meio Ambiente, Artur Bruno, explica o funcionamento e abrangência da premiação.

O secretário Artur Bruno reforça sobre as inscrições.