Projeto de extração de quartzito em Uruoca e Moraújo será discutido e votado pelo Coema nesta quinta-feira (4)

3 de março de 2021 - 11:29 # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Nesta quinta-feira (4), membros do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) se reúnem na 285ª reunião ordinária, para discutir e votar sobre o projeto de Extração de Quartzito para Rocha Ornamental, nos municípios de Uruoca e Moraújo, de interesse da empresa Quartzblue Mineração Ltda. Na reunião anterior, foi determinado vistas para a proposta.

Situado entre localidades da Fazenda Cruzeiro, Fazenda Salgado, Fazenda Almas e de Goiana, no Estado do Ceará, o projeto tem como objetivo principal a extração de rocha ornamental do tipo exótica, em quatro áreas contíguas, que juntas perfazem um total de 1.743,95 hectares, com reserva mineral total aprovada da ordem de 828.036.919,07 Ton.

Características gerais do empreendimento, diagnóstico ambiental da área de influência, avaliação dos possíveis impactos a serem gerados, estabelecimento de medidas mitigadoras, elaboração de programas ambientais e de monitoramento ambiental serão pontos apresentados pela empresa interessada durante o encontro.

Por medida de segurança e prevenção à Covid-19, o evento acontece de forma virtual, a partir das 14h, com transmissão ao vivo pelo canal da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) no Youtube. A reunião do Coema pode ser acompanhada pelo público geral no link.

Coema

O Coema é composto por 37 representantes de órgãos públicos dos poderes Executivo e Legislativo do estado, das universidades públicas, de instituições da sociedade civil, incluindo entidades de classe de profissionais de nível superior e do movimento ambiental.

As decisões do colegiado são tomadas democraticamente por meio de votação direta e aberta dos conselheiros, em reuniões ordinárias mensais, que ocorrem nas primeiras quintas-feiras de cada mês, ou em sessões extraordinárias previamente agendadas.

Serviço:

285ª reunião ordinária do Coema

Data: 04/03/2021 (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: canal da Semace no Youtube