Cineteatro São Luiz estreia show virtual “Fernando Catatau e O Instrumental” neste domingo (7)

4 de março de 2021 - 14:58 # # # #

Elídia Vidal - Ascom Cineteatro São Luiz

Após criar o Cidadão Instigado e lançar o disco “Uhuuu!” em 2009, Fernando Catatau sentiu a necessidade de apresentar seu som de outra forma. Com forte referencial brasileiro, o show “Fernando Catatau e O Instrumental” faz da mistura de timbres e ritmos a sua base, sendo fundamentado pela tradição da música instrumental. O evento virtual integra a faixa de programação Dentro do Som e estreia neste domingo (7), às 18h, no site e canal de YouTube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

O show, gravado na íntegra no palco principal do Cineteatro, conta com duas participações especiais: Ayla Lemos (Bateria) e Herlon Robson (Teclados e Sintetizadores), que juntos levam o som para um lugar mais futurista e super atual. No setlist, as músicas: “Chega!”, “Sangue de Zahle”, “Biscolito”, “Charlando no Espaço”, “Musica Lenta”, “Tempo Estranho”, “Olhos Abertos”, “Blueseiro Lerdo” e “Juvenal”.

Sobre Fernando Catatau

Fernando Catatau é cantor, compositor, guitarrista e produtor brasileiro natural de Fortaleza, Ceará. Em 1996 fundou a banda Cidadão Instigado. Com uma sonoridade única, a banda conquistou críticos e admiradores com os discos “Cidadão Instigado EP” (2000), “O Ciclo Da Dê.Cadência” (2002), “Cidadão Instigado E O Método Tufo De Experiências” (2005) – premiado álbum de 2006, considerado o título do ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte – “UHUUU!” (2009) – eleito pela Revista Rolling Stone o segundo melhor disco de 2009 – e “Fortaleza” (2015) – além de ganhar o Prêmio Multishow como melhor álbum, ficou também entre os melhores discos e shows do ano.

Fernando Catatau possui entre suas marcas registradas o som não usual de suas guitarras e um timbre de voz que remete aos cantadores de música de raiz brasileira. Seu reconhecimento fica por conta de suas composições que são complexas, psicodélicas e com uma temática muito pessoal. Seus solos também são conhecidos por trazer de volta as influências do rock e da música nordestina.

Como músico, Fernando Catatau já tocou e gravou com diversos artistas (Arnaldo Antunes, Los Hermanos, Maria Bethânia, Vanessa da Mata, Céu, Otto, Nação Zumbi, DJ Dolores, Zeca Baleiro e Karina Buhr) e participou de trilhas sonoras para cinema e vídeo, mostrando-se um músico versátil e atuante no cenário musical brasileiro.

Como produtor, produziu o disco “iê, iê, iê” de Arnaldo Antunes, “Avante” de Siba, “Viagem ao Coração do Sol” do grupo Cordel do Fogo Encantado, “Revoada” da cantora Soledad, “Alienígena” de Jonnata Doll e os Garotos Solventes, além de todos os discos do Cidadão Instigado. Atualmente se prepara para gravar seu primeiro disco solo.

 

Serviço

[Dentro Do Som] Fernando Catatau e O Instrumental

Data: 7 de março (domingo)

Horário: 18h

Transmissão: no site e canal no YouTube do Cineteatro

Classificação: Livre