Dia Internacional da Mulher: Secult e Rede de Equipamentos trazem programação especial de 5 a 19 de março

5 de março de 2021 - 15:58 # # # #

Em alusão ao dia Internacional da Mulher (8 de Março), a Rede de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) traz uma programação especial no período de 5 a 19 de março, destacando a luta pela igualdade de gênero, a presença da mulher nas áreas técnicas que compõem o circuito cultural, o Empreendedorismo das mulheres moradoras do Grande Bom Jardim, além de apresentações artísticas e produtos audiovisuais que hoje permeiam toda a programação dos equipamentos culturais.

A agenda alusiva destaca o Ciclo Programático de Arte e Pensamento Mulheres em CriAção com a exibição de 18 produções artísticas e intelectuais de mulheres atuantes na Cena Cultural do Ceará, trazendo palestras, aulas, partilhas de processos e espetáculos artísticos, bem como ressalta o trabalho das mulheres da cena artística na Economia Criativa do Estado, sempre destacando o papel da mulher na sociedade, na cultura e a voz ativa em todos o ambientes.

As programações realizadas online podem ser acompanhadas nos canais do YouTube e no Instagram de cada equipamento.

Confira a seguir :

Theatro José de Alencar

“Dominó Performativo: Violência e Feminicídio no Teatro de Nelson Rodrigues e no Brasil” abre a semana no TJA

Com acesso pelo Meet, Grupo Terceiro Corpo realiza jogo que coloca em primeiro plano as situações de violência contra a mulher

Na data em que se lembra o Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março, o Theatro José de Alencar abre sua programação semanal com a ação denominada Dominó Performativo. Com concepção de Juliana Carvalho, a proposta do Grupo Terceiro Corpo é de um jogo performativo a partir de fragmentos de peças do dramaturgo Nelson Rodrigues (1912-1980), abarcando personagens mulheres e narrativas do texto ‘rodrigueano’ que destacam situações de violência contra a mulher e de feminicídio.

Com acesso através da plataforma Google Meet, às 18h, a estrutura do jogo – no caso, um dominó – será a atuação direta de duas atrizes/jogadoras com, no mínimo, cinco jogadores convidados da plateia (máximo de sete). O jogo, assim, será realizado com os mesmos sentados no chão, em formato de círculo. O excedente da plateia fica ao redor do círculo, sentado em cadeiras, assistindo à execução do dominó.

SERVIÇO

“Dominó Performativo: Violência e Feminicídio no Teatro de Nelson Rodrigues e no Brasil”

Quando: dia 8, às 18h

Duração: 1h20 (40 minutos para execução e 40 minutos para o debate).

Acesso: pelo Meet (bit.ly/dominoperformativo)

Mulheres Empoderadas e Empreendedoras da Economia Criativa: Theatro José de Alencar celebra o Dia da Mulher

Programação inteiramente online destaca as potencialidades de mulheres cearenses com lives pelo Instagram e homenagem a Cláudia Leitão

No mês de março, o Theatro José de Alencar fará uma programação virtual com lives especiais relacionadas ao Dia Internacional da Mulher. O evento, desta vez, terá como foco a economia criativa a partir do trabalho de algumas mulheres da cena artística e do empreendedorismo local. Em pauta, a discussão das relações sustentáveis e o repertório de conhecimentos para se inventar e reinventar.

A programação, transmitida pelo Instagram do TJA, tem início no próprio dia 8, às 19h, com a presença da ex-secretária da Cultura do Estado, Cláudia Sousa Leitão (plataforma Tempo de Hermes). Já no dia 9, às 19h30, as convidadas da vez serão Liège Xavier (Freelancer Produções) e Noá Bonoba (atriz, professora de teatro e produtora); nos dois momentos, a mediação será de Laízi Fracalossi (coordenadora de Economia da Cultura da Secult-CE).

No dia 15, agora com a mediação de Kelly Saldanha (atriz e produtora do Nóis de Teatro), as convidadas da live Mulheres Empoderadas e Empreendedoras da Economia Criativa serão Vivi Façanha (Projeto Graviola) e Aliciane Barros (CearAfro). Por fim, no dia 16, a conversa será em torno do tema “Transformar arte em empreendedorismo” e contará com as presenças da cantora, compositora e produtora cultural Lorena Nunes e da trans não-binárie, cenotecnic e contrarregra, Carô Morais.

O encerramento da programação especial alusiva ao Dia Internacional da Mulher no Theatro José de Alencar acontece no dia 17 de março, às 18h, com a inauguração e nomeação da Sala de Economia Criativa em homenagem à Claudia Sousa Leitão com a exibição de vídeos de Fabiano Piúba, Luciana Guilherme, Pedro Domingues e Cláudia Leitão; na sequência, às 18h15, haverá performance e clipe da rapper cearense Fran DDK. A transmissão, porém, será pelo canal do TJA no YouTube.

SERVIÇO

Live “Mulheres Empoderadas e Empreendedoras da Economia Criativa”

Dia 8 (19h)

Tema: “A Economia Criativa no Ceará”

Convidada: Cláudia Sousa Leitão (Tempo de Hermes)

Mediação: Laízi Fracalossi (coordenadora de Economia da Cultura da Secult-CE)

Transmissão: @tja.theatrojosedealencar (Instagram)

Dragão do Mar

Dragão do Mar lança ciclo programático de arte e pensamento em alusão ao Dia da Mulher

Ao longo do mês de março, “Mulheres em CriAção” exibirá 18 produções artísticas e intelectuais de mulheres atuantes no Ceará, entre palestras, aulas, partilhas de processos e espetáculos artísticos.

Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima segunda-feira, 8 de março, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) iniciará um novo ciclo programático: “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”. Ao longo das primeiras três semanas de março, serão realizadas exibições virtuais de trabalhos com artistas e pesquisadoras atuantes no Ceará, nos canais de comunicação do Dragão do Mar, com horários diversos. A programação completa pode ser acessada no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

 

PROGRAMAÇÃO

Apresentações Artísticas

Sempre a partir das 19h, nas redes sociais do Dragão

Dia 6 – Coletivo Desvie apresenta “Carne Sólida: Levantes para sustentar o peso do céu”. No YouTube do Dragão.16min25. Livre

Dia 7 – Coletivo Arremate de Teatro apresenta “Entre nós: em casa”. No YouTube do Dragão.32min. Livre

Dia 9 – 19h – Janaína Bento apresenta o espetáculo de dança “Toada”.

No Instagram do Dragão. 4min02. Livre

19h15 – Maria Macêdo apresenta o videoarte “Via, 2018”. No YouTube do Dragão. 4min16. 14 anos

Pensamento

Sempre às 19h, no YouTube do Dragão

Dia 8 – “Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado” por Ana Aline Furtado.

Dia 10 – “Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé” por Rute Anacé

Dia 12 – “O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós” por Marília Oliveira

Dia 15 – “Mulheres Indígenas na Luta pelo Território” por Juliana Jenipapo

Dia 19 – “Feminismos e Dissidência” por Helena Vieira

Crítica

Sempre às 18h, no YouTube do Dragão

Dia 16 – “A importância da chuva”, por Ana Aline Furtado.

Dia 17 – “A crítica feminista à categoria ´mulher´”, por Helena Vieira

Dia 18 – “A produção híbrida de Fernanda Magalhães: o corpo gordo, a fotografia, a performance e algumas possibilidades de leitura de seu trabalho”, por Marília Oliveira.

Partilha de processos

Sempre às 17h, no YouTube do Dragão

Dia 15 – “Períodos de tempo variáveis *Abril 2020 + Maio 2020”, com soupixo

Dia 16 – “Raiz Forte”, por Paloma Pajarito

Dia 17 – “Máscara de Proteção”, com Jamille Queiroz

Dia 18 – “Infinito Particular”, com SU

 

Dia 19 – “Movimentos sobre estratégias de vida”, com Terroristas del Amor

Serviço: “Mulheres em CriAção – arte e pensamento”

Período: De 04 a 19 de março de 2021

Horário: A partir das 17h

Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)

Acesso gratuito

CCBJ

CCBJ divulga programação especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher

O Centro Cultural Bom Jardim exibirá nas suas redes sociais e site uma programação especial durante o mês de março, relacionada ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Mostrando um pouco do empreendedorismo protagonizado por mulheres moradoras do Grande Bom Jardim, apresentações artísticas e produtos audiovisuais tomarão conta da programação exclusivamente online do equipamento, durante o mês.

No dia 5 de março, o CCBJ preparou uma matéria especial sobre o projeto Princesinhas de Favela, produtora audiovisual em moda, recentemente lançada no mercado audiovisual de Fortaleza, após ser contemplada em um edital da Lei Aldir Blanc. A produtora foi idealizada por três mulheres, moradoras da periferia de Fortaleza e pensada inicialmente como um coletivo. Para saber mais, confira as redes sociais e site do CCBJ.

O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), apresenta oito mulheres artistas e produtoras culturais da cena cearense que, durante suas trajetórias artísticas, tiveram passagem pelo Centro Cultural Bom Jardim, disponível nas redes sociais do equipamento nos dias 7 e 9 de março.

No dia 8 de março, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz um vídeo em que a educadora social Narah Adjane compartilha um pouco do seu processo de criação no graffiti. Como forma de representar a força e o protagonismo feminino no movimento Hip Hop, traz em sua composição o trocadilho “Quem pisa em mina, explode” e deixa o recado sobre respeito às mulheres.

Também no dia 8, o NArTE apresenta “Mulheres Ribeirinhas”, um vídeo estreia no qual mulheres ribeirinhas falam um pouco das suas trajetórias, conquistas e as lutas cotidianas. O processo de ocupação é na beira do rio maranguapinho. Confira nas redes sociais do CCBJ.

Compondo a programação de contrapartidas das atividades realizadas pelos grupos selecionados através da Convocatória para manutenção dos Grupos e Coletivos Artísticos e Culturais do Grande Bom Jardim, no dia 8 de março o Bando Somos Todas Marias apresenta a live “Marias – Dias Mulheres Virão!”, onde abordarão os desafios e táticas de sobrevivência para que possamos continuarmos vivas e visíveis diante de uma sociedade estruturalmente patriarcal, lgbtfobica,racista e capacitista. A live acontecerá às 18h, no canal do CCBJ no YouTube.

Além dessa programação, as ações da Biblioteca do CCBJ como Cine Leitor e Ciclo de Leitura farão indicações especiais durante o mês de março em alusão a data. Haverá também, disponível nas redes sociais CCBJ, uma lista de indicação de autoras femininas para ler e aprender mais sobre as questões históricas que envolvem o 8 de março.

CINETEATRO SÃO LUIZ

 

Cineteatro São Luiz exibe Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará

A programação estreia nesta segunda (8), Dia Internacional da Mulher, às 18h, com bate-papo, depoimento e espetáculo em formato de novela: “3 Mulheres 1 Caminho” de Romina Noelia Sanchez.

O mês de março é dedicado ao Circo e à luta pela igualdade de gênero. Assim, entra em cena a Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará. Esta edição ocorre em formato especial, sendo toda online, no período de 8 a 28 de março e terá acessibilidade em Libras. A programação poderá ser acompanhada pelo canal do YouTube do Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), e da Associação de Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece).

Com curadoria de Sâmia Bittencourt e Carolina Holanda, o projeto nasce a partir de reflexões sobre o papel da mulher como protagonista de sua cena, de sua dramaturgia e de seus corpos e traz apresentações artísticas de palhaças cearenses e atividades de formação, além de depoimentos. Esta edição tem o apoio da Lei Aldir Blanc e conta com a parceria inédita do Cineteatro São Luiz.

Programação do dia 08/03 (segunda)

18h [Mostra de Palhaçaria Feminina do Ceará] Abertura

Classificação: Livre | Duração: 60 minutos

● Bate-papo “O que é Palhaçaria Feminina?” com Andrea Vasconcelos, Carolina Holanda e Samia Bittencourt – Convidada: Teresa Ricou (Tété) da Escola Chapitô (Lisboa/Portugal)

● Depoimento de Cida Vilar (Circo Fantástico Família Vilar)

● Novela “3 Mulheres 1 Caminho” (capítulo 1) com Romina Noelia Sanchez

Romina Noelia Sanchez traz 3 personagens da sua criação para o convívio do cotidiano através da novela “3 Mulheres 1 Caminho”. 1 casa, 3 mulheres e as suas bagagens carregadas de histórias pessoais. Nessa morada da quarentena, muita ansiedade, drama e esperas amorosas, mas nada disso é tão desafiador quando na casa tem apenas um banheiro.