Mulheres representam 43% das doações de sangue; campanha convida voluntárias

5 de março de 2021 - 11:54 # # #

Natássya Cybelly - Ascom Hemoce

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), recebeu em 2020 mais de 40 mil doações de sangue de pessoas do sexo feminino. O número representa um aumento de 25% no total das doações de mulheres nos últimos dez anos. No próximo dia 8 de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Hemoce fará uma campanha nas redes sociais para parabenizar as doadoras, além de incentivar mais doações.

A campanha intitulada Mulher, sua Força tá no Sangue acontece em homenagem às mulheres solidárias. Para simbolizar a data internacional, as unidades do Hemoce em Fortaleza e no interior do Ceará irão realizar a entrega de cartões e chocolates ao longo da próxima semana. “É um gesto simples, mas com muito carinho para demonstrar nossa gratidão às doadoras que estão sempre nos ajudando a salvar vidas, independentemente da data”, afirma Nágela Lima, coordenadora da captação de doadores.

Nos últimos dez anos, houve um aumento de 25% no número de doações de voluntárias. Em 2010, foram recebidas 32.214 doações de mulheres e, em 2020, esse número subiu para 40.349 — representando 43% das doações nesse ano.

A voluntária Karine Gomes já doou nove vezes. Ela explica que ser doadora é motivo de inspiração para outras mulheres. “Ser mulher é você se espelhar umas nas outras. Passar esse exemplo de mulher doadora é algo que levo pra minha vida. Já trouxe minhas irmãs, amigas e quero continuar incentivando outras pessoas para salvar vidas”, argumenta.

“A mulher vem ocupando mais espaço na sociedade, seja como profissional, formadora de opinião, e preocupada com as causas sociais, então a gente só tem a agradecer ao compromisso com a solidariedade e deixar um convite para você, que é mulher, incentivar outra a ser doadora de sangue”, reforça Nágela Lima.

Mulheres podem doar até 3 vezes ao ano

De acordo com o intervalo de doação de sangue, determinado pelo Ministério da Saúde, as mulheres podem doar sangue a cada três meses, até três vezes ao ano. A coordenadora da captação de doadores ressalta que ainda existem mitos sobre a doação feminina e esclarece as dúvidas mais frequentes. “Algumas mulheres acham que não podem doar no período menstrual, por exemplo, mas, na verdade, a menstruação não impede a doação. O importante é que a voluntária esteja com a taxa de hemoglobina no valor de 12,5g/dL, que é o nível mínimo indicado pelo Ministério da Saúde para doar. Ao se candidatar ao processo da doação, os profissionais de saúde irão verificar a taxa de hemoglobina”, explica Lima.

O Hemoce relembra que existem algumas recomendações para as mulheres gestantes e lactantes. Após 12 meses do início da amamentação, as lactantes podem voltar a doar. As gestantes, por outro lado, ficam inaptas durante toda a gravidez.

Como faço para doar?

O Hemoce está recebendo os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato de cada unidade. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101.2305 ou (85) 9.9681.7597 – WhatsApp.

Para doar sangue é necessário estar saudável, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar acima de 50kg e apresentar um documento de identificação original e com foto. Os menores de idade devem ter autorização dos pais ou responsáveis para doar. O termo de autorização está disponível no site do Hemoce.